Topo

Sucesso na web, fake de Juvenal Juvêncio lançará livro com melhores frases e sátiras

Juvenal Juvênio fake possui aproximadamente 17.800 seguidores no Twitter - Reprodução
Juvenal Juvênio fake possui aproximadamente 17.800 seguidores no Twitter Imagem: Reprodução

Luiz Paulo Montes

Do UOL, em São Paulo

23/11/2012 16h00

Se Juvenal Juvêncio, presidente do São Paulo, mantém a discrição e não possui perfis em redes sociais, há quem o represente muito bem. No Twitter e no Facebook, o 'Juvenal Fake' assumiu o papel de  fazer o papel do dirigente, de forma bem humorada e com o cuidado de não ser confundido com o 'real'. Com frases de efeito, assim como o presidente tricolor, e sátiras aos rivais, o fake despertou o interesse de uma editora, e ainda este ano lançará um livro com as melhores frases e brincadeiras.

"Há uns meses, fui procurado por uma editora para lançar um livro sobre a minha carreira no Facebook e no Twitter. Uma autobiografia com as melhores frases que escrevi ao longo dos anos. Gostei da ideia e já estou com o material todo pronto. Deve sair no início de dezembro e será um ótimo presente de Natal e para todos os amigos secretos que virão", afirmou o dono do perfil, que não revela sua real identidade.

No livro, o "dirigente de Futebol Sênior, apreciador de bebidas escocesas, colecionador de cavalos diferenciados e FAKE", como o próprio se define no Twitter, tomou cuidado para não desagradar o verdadeiro Juvenal Juvêncio, a quem pretende homenagear com o perfil no microblog. 

A ideia do fake, aliás, surgiu em 2011. O criador diz que divertia-se com outros perfis falsos nas redes sociais e resolveu colocar a criatividade em ação, para homenagear o dirigente.

"Eu ria muito dos fakes que já existiam e resolvi dar as caras também. Me inspirei no Juvenal Juvêncio porque, além de ser um personagem do futebol e são-paulino, é uma figura extremamente folclórica e carismática. O início foi difícil, toda pessoa pública tem muitos perfis falsos. Mas aos poucos, entre uma dose e outra, as pessoas notaram que o Pai Juvenal aqui até que tem o seu valor e assim fui me destacando", afirmou.

A previsão é de que o livro seja lançado no no dia 11 de dezembro, pela editora Casarão do Verbo. No entanto, autor não quis revelar detalhes da publicação antes de acertar algumas pendências que ainda faltam para a finalização do processo.