Topo

Jean Chera repete problemas com 'pai chato', não brilha em campo e pode deixar Fla

Jean Chera decepcionou durante a temporada 2012 e corre risco de ser dispensado - Fernando Azevedo/ Fla Imagem
Jean Chera decepcionou durante a temporada 2012 e corre risco de ser dispensado Imagem: Fernando Azevedo/ Fla Imagem

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/11/2012 06h04

Escondido entre os garotos que sonham com uma chance no time profissional do Flamengo, Jean Chera só ganha destaque por um detalhe: as polêmicas protagonizadas pelo seu pai nos bastidores do Ninho do Urubu. Em pouco mais de dez meses, Chera está longe de brilhar para dar força às cobranças de seu familiar e empresário, apontado como “chato” por funcionários do clube. A eterna promessa não é relacionada para uma partida desde junho e pode deixar o Flamengo no final deste ano por insuficiência técnica.

Chera não convence os treinadores das divisões de base rubro-negras. O meia corre risco de ser dispensado por não reunir condições técnicas para subir aos juniores. Nascido em 1995, ele seria promovido à última categoria antes do profissional em 2013. Atualmente, o garoto apenas treina com o elenco e tem salário alto em comparação com os seus companheiros – recebe cerca de R$ 15 mil por mês.

"O [Jean] Chera é um garoto muito bacana. Sempre tratou a todos muito bem e teve um relacionamento tranquilo com a garotada neste ano que esteve aqui. O grande problema é o pai dele. Sempre tem alguma reclamação, um questionamento, uma cobrança. Muita gente aqui dentro [Ninho do Urubu] não gosta disso. Pai chato que se mete muito em carreira do filho acaba atrapalhando", disse um funcionário do departamento de futebol rubro-negro, que trabalha com a base do clube.

O atleta deve deixar o clube por causa do desgaste causado pelas cobranças de seu pai, Celso Chera, mas também pelo desempenho abaixo do esperado durante o ano. O time sub-17 do Flamengo joga o Brasileiro da categoria em Porto Alegre. Jean Chera, fora da delegação que viajou, curte "férias antecipadas" no Rio.

"Existe essa tendência [saída], sim. Ainda não é nada oficial, mas estamos fazendo uma avaliação por tudo que aconteceu na temporada. Ele teve algumas chances, mas não conseguiu atingir o nível dos companheiros. Tudo isso será levado em conta", explicou Carlos Noval, coordenador técnico das categorias de base do Flamengo.

Chera deixou o Santos rumo à Itália por problemas da família com o clube. O meia teve rápida passagem pelo Genoa e voltou ao Brasil após alegar não ter se adaptado à vida na Europa. No Flamengo, a grande reclamação do pai do jogador é sobre o tempo que ele está sem jogar. Celso Chera diz ser um absurdo que seu filho fique fora até mesmo do banco de reservas.