Topo

Título da Sul-Americana vai tirar São Paulo da Copa do Brasil de 2013, informa CBF

São Paulo enfrentará o Tigre, da Argentina, na inédita final da Copa Sul-Americana - Leonardo Soares/UOL
São Paulo enfrentará o Tigre, da Argentina, na inédita final da Copa Sul-Americana Imagem: Leonardo Soares/UOL

Do UOL, em São Paulo

30/11/2012 17h38

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) informou, por meio de um comunicado em seu site oficial, que o eventual título da Sul-Americana deixará o São Paulo fora da Copa do Brasil do ano que vem. Pelo novo calendário brasileiro, um clube não pode disputar os dois torneios no mesmo ano, e um eventual título diante do Tigre classificaria o clube tricolor automaticamente à edição 2013 da competição continental.

“Na hipótese do São Paulo FC sagrar-se campeão da Copa Sul-Americana 2012, garantindo assim a sua participação na edição seguinte da mesma competição, esse clube não disputará a Copa do Brasil da próxima temporada, dado o conflito de datas”, disse a nota da CBF, assinada pelo diretor de competições, Virgílio Elísio.

"Nesse caso, o seu substituto na Copa do Brasil de 2013 será o primeiro classificado no Brasileiro de 2012 uma vez excluídos os clubes que tenham obtido classificação para a Copa Libertadores de 2013", completa a nota. O técnico Ney Franco aprovou a decisão da CBF.

"Eu prefiro disputar a Sul-Americana que a Copa do Brasil. Foi acertada a decisão. Se ganhar a Sul-Americana, igual está acontecendo esse ano, te dá vaga na Libertadores. E Sul-Americana te dá a possibilidade de disputar uma Recopa. Ano que vem, se conseguir a conquista, te dá outra competição para 2014", afirmou. 

Na última quarta-feira, o time tricolor empatou por 0 a 0 com a Universidad Católica, do Chile, e assegurou a vaga na decisão da Sul-Americana. O Tigre, por sua vez, empatou por 1 a 1 com o Millonarios, da Colômbia, e também avançou.

O primeiro jogo da final será na próxima quarta-feira, na Argentina. No dia 12, é a vez do São Paulo receber os argentinos no Morumbi. O campeão da Sul-Americana assegura automaticamente uma vaga no torneio do ano que vem.