Topo

Defesa vira maior preocupação do Botafogo para 2013 e deve ser prioridade no mercado

Fábio Ferreira pode deixar o Botafogo se o clube receber uma proposta interessante - Marcelo Sayão/EFE
Fábio Ferreira pode deixar o Botafogo se o clube receber uma proposta interessante Imagem: Marcelo Sayão/EFE

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/12/2012 06h00

O Botafogo tentará 'arrumar a cozinha' em 2013. O setor defensivo foi o que mais desagradou o técnico Oswaldo de Oliveira nesta temporada e deverá ser prioridade na janela de transferências, com a contratação de pelo menos um zagueiro. Para o treinador da equipe alvinegra, o número de falhas foi muito alto e acabou prejudicando o desempenho do time nos campeonatos disputados.

"Os acertos aconteceram no ataque. Temos um dos melhores do Brasil atualmente e os números mostram isso. Nossos principais erros foram na defesa. Temos que corrigir, fomos desatentos, falhamos e o ataque falhou muitas vezes em não ajudar também. Temos um ataque de nível de classificação para a Libertadores, mas a defesa temos que melhorar", disse Oswaldo de Oliveira.

No último sábado, o time chegou a estar duas vezes na frente do Flamengo, mas acabou cedendo o empate por 2 a 2, irritando a torcida. No Brasileirão, o Botafogo sofreu 50 gols, terminando com a sétima pior defesa da competição. Já o ataque anotou 60 gols, empatado na segunda colocação com o Fluminense, que joga neste domingo. Por isso, a permanência de nomes como Fábio Ferreira e Brinner é uma incógnita.

"O Rafael [Marques] não vai continuar porque apesar de ser um excelente jogador, não conseguiu se adapatar, não teve ambiente. O Vitor Júnior é uma questão de avaliação do Corinthians, porque tem um preço e vamos avaliar se vale a pena. O Fábio [Ferreira] é outro tipo de avaliação que vai ser feita também. Se o mercado não oferecer opção melhor não adianta dispensar jogador e ter uma reposição em qualidade inferior", declarou o treinador.

A tendência é que Fábio Ferreira e Brinner sejam negociados caso o Botafogo recebe alguma proposta interessante. O primeiro reforço para o setor deve ser André Bahia, que tem mantido a forma física no clube. O jogador de 28 anos, revelado pelo Flamengo, pertence ao Samsunspor, da Turquia, mas não recebe salários há alguns meses e irá rescindir com o clube.

O único alento no setor nesta temporada foi a revelação do garoto Dória, de 18 anos. Com a lesão de Antônio Carlos e a irregularidade de Brinner e Fábio Ferreira, o jovem zagueiro mostrou qualidade e personalidade, se garantindo no grupo para 2013.  O Botafogo entra em férias e se reapresenta no dia 3 de janeiro, no Rio de Janeiro, onde deverá realizar toda pré-temporada.