Topo

Corintianos preparam festa no embarque para o Japão, pioram trânsito em SP e "vigiam" CT

Chapéus que misturam modelo japonês com símbolo do Corinthians são vendidos no CT - Leonardo Soares/UOL
Chapéus que misturam modelo japonês com símbolo do Corinthians são vendidos no CT Imagem: Leonardo Soares/UOL

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

03/12/2012 19h41

Os torcedores do Corinthians preparam uma grande festa de despedida para a equipe, que viaja para o Japão na madrugada de segunda para terça para a disputa do Mundial de Clubes. A “concentração” se divide entre a quadra da organizada Gaviões da Fiel, no Bom Retiro, e a entrada do CT do Parque Ecológico, no caminho para o aeroporto internacional de Guarulhos. No caminho, até o trânsito sofre as consequências da empolgação alvinegra.

A reportagem do UOL Esporte passou pela festa na quadra da torcida e fez o caminho até o centro de treinamento corintiano pela Marginal Tietê. O trânsito carregado, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), é normal para o horário, e o órgão não relaciona o transtorno à festa do Corinthians, ao menos até o momento.

Na entrada da rodovia Ayrton Senna, no entanto, o motorista é alertado. Em um dos painéis de sinalização da via, é possível ler a mensagem “Tráfego lento até o km 17”, que faz referência justamente ao ponto em que é possível fazer o retorno e acessar o CT do Corinthians.

Quem chegou cedo para bater palmas para a equipe de Tite ignora o trânsito, provocações e eventuais mensagens de apoio dos motoristas que estão na rodovia. Uma grande fileira de carros já foi montada na porta do CT, com torcedores (incluindo famílias completas) preparados para a festa. O treinador agradeceu a festa.

"Ele (torcedor do Corinthians) tem a paixão do torcedor, não é só do Corinthians. Quando estabelece uma relação da equipe, do clube, é mais bonito ainda. Você vê crianças, senhoras, pais, um casal de um corintiano e o outro de outra equipe. É do jogo", afirmou.

Ambulantes “decoraram” o local estendendo bandeiras em varais improvisados, e ostentam orgulhosos chapéus em um estilo japonês com a mensagem “Rumo a Tóquio”. A entrada principal do CT está protegida por uma grade e a Polícia Militar tem duas viaturas de prontidão para ajudar o ônibus do elenco a se locomover até o aeroporto, que fica a poucos quilômetros de distância.

O Corinthians treinou no fim da tarde, vai jantar no CT e irá de ônibus até Cumbica, onde embarca para Dubai, nos Emirados Árabes, 1h25 de terça. Antes disso, a torcida que já está na porta deve ganhar o reforço dos organizados da Gaviões da Fiel, que faz concentração em sua sede no Bom Retiro desde o meio da tarde.

A torcida sairá em alguns ônibus alugados especialmente para ocasião, fará uma rápida parada no CT e terminará o trajeto no aeroporto, onde deve encontrar um outro contingente de corintianos à espera da equipe. Até o momento, no entanto, não se sabe se os jogadores passarão pelo saguão.