Topo

Torcida 'entrega' responsável por lançar rojão no gramado e Grêmio mira evitar punição

Gallo, membro da comissão técnica do Inter, é acertado por rojão atirado por gremista - Gustavo Granata/AGIF
Gallo, membro da comissão técnica do Inter, é acertado por rojão atirado por gremista Imagem: Gustavo Granata/AGIF

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

03/12/2012 16h27

Os próprios torcedores do Grêmio foram responsáveis por entregar o aficionado que arremessou um rojão em campo no clássico Gre-Nal do último domingo. Quem estava por volta do torcedor, o conteve e entregou a segurança do clube, posteriormente sendo identificado e respondendo pelo ato no Jecrim (Juizado Especial Criminal) do Olímpico. Com esta identificação, o clube espera não ser punido pela CBF.

TRAVES DO OLÍMPICO VÃO PARA ARENA

  • Por ali passaram gols que deram títulos ao Grêmio, e também os que resultaram em derrotas. Mas ao contrário do estádio Olímpico, as traves do campo não serão aposentadas. Após o Gre-Nal que significou o último compromisso oficial no 'Velho Casarão', as metas foram retiradas e serão instaladas ainda nesta segunda-feira na nova Arena

O rojão foi arremessado durante uma confusão no segundo tempo do clássico e acertou Flávio Gallo, da comissão técnica do Internacional. O profissional teve perda parcial da audição, mas passa bem. Imediatamente ao ato, os torcedores cercaram o responsável e o entregaram às autoridades. Ele foi multado em R$ 300 e liberado.

"Foi a própria torcida que o identificou. Ele foi entregue aos policiais e respondeu pelo ato ali mesmo no Jecrim do Olímpico. Não houve tempo, eu acho, para que se informasse o Héber [Roberto Lopes, árbitro do jogo] e isso fosse citado na súmula. Mas já deixei recomendado que fosse tudo repassado imediatamente à CBF", disse o diretor jurídico do Grêmio, Gustavo Pinheiro, ao UOL Esporte.

Com a identificação do torcedor, o Grêmio espera não ser punido com perda do mando de campo nos primeiros jogos de 2013, já na Arena. O procurador-geral do STJD, Paulo Schmidt, já havia, inclusive, informado que pretendia denunciar o clube com base nas imagens do ocorrido. No entanto agora há este atenuante.

O clássico 394 foi disputado no estádio Olímpico e terminou empatado em 0 a 0. O jogo significou a despedida do estádio, que será substituído pela Arena em 2013. A nova casa será inaugurada no próximo sábado, em grande evento e amistoso contra o Hamburgo, revivendo a final do Mundial de 1983.