Topo

Zico vota em eleição do Fla, cobra mudanças e faz campanha para oposição na TV

Zico fez propaganda para a chapa Azul na votação do Flamengo, nesta segunda - Pedro Ivo Almeida
Zico fez propaganda para a chapa Azul na votação do Flamengo, nesta segunda Imagem: Pedro Ivo Almeida

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro*

03/12/2012 12h27

Maior ídolo da história do Flamengo, o ex-jogador Zico também participou da eleição desta segunda-feira na sede da Gávea. Cercado de sócios e cabos eleitorais da Chapa Azul, grupo que apoia, o "Galinho" cobrou mudanças radicais na gestão do clube e fortaleceu a campanha do grupo de oposição que lidera as campanhas de boca de urna.

Zinho chegou por volta das 12h10 e não escolheu o horário por acaso. A ideia dos coordenadores da campanha do candidato Eduardo Bandeira de Mello era fazer com que o ídolo entrasse ao vivo no programa de esporte da TV Bandeirantes, o 'Jogo Aberto' na hora do almoço e fizesse uma campanha junto aos sócios, pedindo que os mesmos comparecessem à Gávea no restante do dia para votar na Chapa Azul. A eleição ocorre até às 21h.

ZICO É TIETADO POR PARTIDÁRIOS DE PATRÍCIA AMORIM EM ELEIÇÃO NO FLA

  • Pedro Ivo Almeida

    A presença de Zico na eleição presidencial do Flamengo causou alvoroço na Gávea. Até partidários de Patrícia Amorim, da chapa rival a que Zico está apoiando, tietaram o ídolo. Zico parou para tirar foto e dar autógrafo para fãs. Ele declarou que não deseja um cargo no clube.

"O Flamengo precisa do seu maior patrimônio bem, que é a torcida. O rubro-negro hoje não está feliz. Precisamos de mudanças, escolhi a chapa Azul porque entendo que essas pessoas são as melhores para o Flamengo neste momento. O sócio tem que vir à Gávea votar", declarou o ídolo do Flamengo.

Zico foi acompanhado durante todo trajeto de votação de Luiz Eduardo Baptista, presidente da SKY, líder do grupo de oposição e patrocinador pessoal do ex-jogador. O 'Galinho' também voltou a declarar que não deseja nenhum cargo na diretoria do Flamengo, mas que poderá ajudar pontualmente se for consultado.

"Não sei se meu voto decide eleição, mas espero que ajude muito. Já falei e vou repetir, não quero nenhum cargo no Flamengo, quero apenas ajudar e colaborar com o clube. Quando consultarem, vou dar minha opinião", completou Zico.

Patricia 'responde' com Cielo; Luxemburgo vota

Enquanto a oposição faz campanha com Zico na TV, a situação tenta responder com o ídolo das piscinas César Cielo. O nadador rubro-negro também é aguardado para fazer campanha no início da tarde desta segunda. A estratégia é de que ele chegue por volta de 12h45, para entrar ao vivo no programa 'Globo Esporte', da TV Globo. O atleta, porém, não tem direito a voto, já que não é sócio.

Quem tem direito a voto é o ex-técnico do Flamengo, Vanderlei Luxemburgo, demitido no início do ano. O treinador chegou à Gávea às 13h05 e foi bem recebido por dirigentes do clube.

De acordo com a pesquisa de boca de urna realizada pela Rádio Tupi, o candidato Eduardo Bandeira de Mello leva vantagem sobre os adversários. O levantamento coloca o postulante da chapa azul com 300 votos. Patricia Amorim tem 160, enquanto Jorge Rodrigues possui 85. Outros 133 sócios não revelaram a preferência.

*Atualizado às 13h14