Topo

Grêmio dá prazo de 100 dias para ter 'reforço do cofre' que pode perder início da Libertadores

Fábio Koff prometeu um reforço de peso em campanha e definiu 100 dias para anúncio - Wesley Santos/Pressdigital
Fábio Koff prometeu um reforço de peso em campanha e definiu 100 dias para anúncio Imagem: Wesley Santos/Pressdigital

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

04/12/2012 18h30

O prazo para divulgação do nome misterioso prometido por Fábio Koff quando em campanha para ser presidente do Grêmio está definido. O 'nome do cofre' será revelado em até 100 dias. O jogador, segundo o mandatário eleito pela torcida, já foi procurado e será contratado para ser 'símbolo' da nova gestão. No entanto o prazo é longo, e o atleta pode perder o início da Libertadores e todo Estadual.

Quando apresentou sua candidatura à presidência do Grêmio, Fábio Koff disse ter um jogador apalavrado com o clube gaúcho cujo nome foi decidido em acordo com a torcida. Porém, os detalhes do reforço foram mantidos em um cofre, guardados de torcedores e imprensa.

Koff foi eleito e até agora o jogador não foi anunciado. Porém, o mandatário sequer foi empossado, algo que ocorre no dia 18. Antes mesmo disso, definiu prazo para anúncio. Nesta terça-feira, em evento que visa informar as diretrizes da nova gestão, o comando do clube, tal situação foi confirmada.

"A base para o círculo virtuoso é a contratação de um jogador símbolo. Aquele mesmo cujo nome foi mantido no cofre e causou muita curiosidade de todos. Nos próximos 100 dias este nome será divulgado, com o jogador contratado. Peço a compreensão de todos pois os nomes estão sendo negociados e não é o momento de confirmar o atleta", disse Remi Acordi, empresário parceiro que trabalhou na formação do projeto gremista.

O prazo é longo para contratação do 'jogador símbolo'. Ele avança o início da temporada, ou seja, o Grêmio pode começar a temporada e a fase de grupos da Libertadores - se passar da preliminar - sem ter tal jogador. A partir desta terça, são 3 meses e 10 dias: dia 15 de março.

Tal data evitaria a entrada do principal nome esperado pelo Grêmio na Pré-Libertadores e até na fase de grupos da competição continental. Contando na pior das hipóteses, com a chegada atrasada para o prazo máximo.

Mais do que isso, o nome pode ficar fora do Gauchão pelo prazo de inscrições.Teria somente um dia para efetuar a inscrição, já que a data máxima é dia 16. Além de perder todo primeiro turno, cuja final está marcada para dia 10 do terceiro mês de 2013.

Fábio Koff acompanhou a manifestação de seu companheiro de gestão, responsável pela criação do projeto de gestão do clube. Ainda na manifestação sobre o futebol, ele revelou as diretrizes de contratações para a próxima temporada.

"Temos sido muito mais os executores das políticas de empresários do que do Grêmio. Nesta gestão nossa política de contratação está exposta. São jogadores, preferencialmente, com menos de 23 anos. Com análise do potencial de mercado. Jogadores acima de 30 anos, o valor previsto será acordado junto aos salários", acrescentou Acordi.

Até agora, nenhum atleta foi contratado. O Grêmio restringe os trabalhos iniciais a manutenção dos valores que tem no elenco. As renovações de Souza, de 23 anos, de Zé Roberto, de 38, de Pará, de 26 e Naldo, de 24. Só em um dos casos contemplando a premissa da idade por base.