Topo

Eleição para renovar metade do conselho do Inter terá votação online em 17 países

Eleição tem nove chapas, com quase mil candidatos inscritos, disputando 150 cadeiras - Jeremias Wernek/UOL Esporte
Eleição tem nove chapas, com quase mil candidatos inscritos, disputando 150 cadeiras Imagem: Jeremias Wernek/UOL Esporte

Do UOL, em Porto Alegre

05/12/2012 16h52

A eleição para renovação de 150 cadeiras do Conselho Deliberativo do Internacional terá um ingrediente totalmente novo e histórico. Será a participação de sócios do clube gaúcho via internet. A ferramenta on line vai permitir que associados ao redor do mundo participem do pleito. E com isso, 17 países estarão envolvidos na disputa.

A informação foi divulgada pelo Internacional nesta quarta-feira. De acordo com a comissão eleitoral do clube gaúcho, sócios que estão na China, Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Canadá, França, Inglaterra, Argentina, Irlanda, Portugual, Peru, Portugal, Nova Zelandia, Bélgica, Venezuela e Austrália se cadastraram para votar no próximo dia 15 de dezembro.

Ao todo, serão 10.079 pessoas cadastradas na opção de voto pela internet. Outros 49.722 sócios poderão escolher seus representantes de forma presencial, no Ginásio do Gigantinho.

Seis chapas estão inscritas para a renovação do Conselho Deliberativo. Somando quando mil candidatos para 150 cadeiras. A disputa indireta para presidência motivou o surgimento de diversos grupos de oposição. Dois deles formados em redes sociais, como o “MoVe – Movimento Vermelho”, e “ O Povo do Clube”.

Também disputam a eleição da chapa “Inter Vencedor”, que reúne membros da atual diretoria, “Diretas Sempre. Lopes e Piffero”, “Convergência Colorada” e “Acorda Conselho”.

A eleição contará com urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul e se inicia às 9h. Para os votantes pela internet o acesso ao pleito se dará mediante senha, enviada somente minutos antes do ato de votação em uma página específica.