Topo

Grêmio toma Lyon como exemplo e tenta firmar parceria com o Manchester City

O time de Carlitos Tevez e companhia pode ser parceiro do Grêmio para temporada 2013 de futebol - Martin Meissner/AP Photo
O time de Carlitos Tevez e companhia pode ser parceiro do Grêmio para temporada 2013 de futebol Imagem: Martin Meissner/AP Photo

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

05/12/2012 10h19

O Grêmio quer reviver o processo de parcerias do clube. Antes em profusão, tal situação não ocorre mais frequentemente. E para isso, já escolheu o primeiro alvo: o Manchester City. Já há, inclusive, uma conversa neste sentido. Segundo a nova direção do clube, o exemplo de gestão a ser seguido também é europeu, e do Lyon, da França.

"Ganharam nove títulos nos últimos 10 anos, e sete títulos em sequência", disse Remi Acordi, assessor da presidência gremista.

Inclusive, os dirigentes do clube francês são aguardados para uma palestra no Grêmio em janeiro. E o processo de ligação aos europeus não para por aí. O presidente Fábio Koff quer reeditar as parcerias do Grêmio entre clubes e mira o Manchester City.

"Podemos voltar a fazer parcerias. Nacionais e internacionais. Nós temos uma primeira conversa com o Manchester City neste sentido. Além de pretendermos voltar a ser parceiros do Frontale, do Japão. Temos que expandir o Grêmio novamente", disse o mandatário.

As parcerias pretendidas pelo Grêmio envolveriam intercâmbio de jogadores e ligações comerciais. "Isso nos ajudaria tanto no marketing quanto em contratações de reforços. Até para as categorias de base. O mesmo que serviria para o time parceiro", disse Koff.

No Brasil, a ideia é manter tal situação com clubes menores, em busca de talentos. Além disso, o Grêmio instituiu um grupo para ficar responsável por encontrar futuros jogadores. A lista de 'olheiros' é capitaneada por ex-jogadores do clube como Yura, Anchieta e De León.

Todas estas diretrizes foram apresentadas na última terça-feira, em entrevista coletiva convocada pelo clube. A nova diretoria assume oficialmente no próximo dia 18.