Topo

Atacante do Botafogo choca colegas árabes com banho nu e fala em voltar ao Brasil

Alex passou por situações inusitadas nos Emirados Árabes e projeta volta ao Botafogo - Divulgação/Dibba United
Alex passou por situações inusitadas nos Emirados Árabes e projeta volta ao Botafogo Imagem: Divulgação/Dibba United

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

06/12/2012 06h07

Alex foi emprestado pelo Botafogo ao Dibba United, dos Emirados Árabes, e já coleciona histórias inusitadas em cinco meses no país asiático. A equipe é recém-promovida da segunda divisão e conta com atletas amadores em seu elenco. A maioria dos seus companheiros trabalha na polícia local e complementam sua renda com o futebol. Além disso, o atacante alvinegro chocou os colegas e foi proibido de tomar banho nu - é obrigado a utilizar uma sunga no vestiário. Mesmo adaptado aos costumes, o jogador projeta seu retorno ao Glorioso na próxima temporada e promete gols.

“Quando perdemos, a volta para casa é cheia de festa e algazarra por parte dos árabes. No nosso time a maioria dos jogadores não depende do futebol para sobreviver. A maioria tem emprego na polícia e ganha muito mais lá do que jogando futebol. Então eles não sentem muito uma derrota como eu, mas os grandes times têm a mentalidade diferente, pois são inteiramente focados no futebol”, disse em entrevista ao UOL Esporte.

BOTAFOGO INTENSIFICA PROCURA POR DEFENSORES E MIRA TANAKA E SAMÚDIO

  • A defesa foi eleita pelo técnico Oswaldo de Oliveira como ponto negativo do Botafogo na temporada. Por isso, a diretoria pretende reforçar o setor e intensificou a procura por defensores. Dois nomes aparecem bem cotados para vestirem a camisa do alvinegro no próximo ano. Um deles é Túlio Tanaka, indicação do treinador e que por muito pouco não foi contratado em fevereiro. O segundo é o lateral esquerdo Samúdio, do Libertad-PAR.

E não é apenas a postura amadora de seus companheiros de Dibba United que chama a atenção. “Tenho que tomar banho de sunga, pois não podemos ficar nus na frente deles, vai contra a cultura. As pessoas olham muito diferente para gente, já chegaram a nos seguir, não para fazer maldade, mas sim para olhar nossos hábitos que são completamente diferentes dos deles”, completou.

Revelado nas categorias de base do Botafogo, Alex viveu um momento de esperança no clube em 2011, quando mostrou serviço sob o comando do então técnico Caio Júnior. A temporada 2012 se iniciou e Oswaldo de Oliveira chegou. O atual treinador não lhe deu muitas oportunidades. Sem espaço, o atacante transferiu-se para o Joinville antes de ser contratado por empréstimo pelo Dibba, dos Emirados Árabes, em julho.

“A fase do time está boa, passamos por um período difícil no início, mas já estamos nos recuperando. Tivemos duas vitórias seguidas contra grandes times do país, como o Al-Ahli, do Grafite, e o Al-Walsh, ex-time do Maradona. Tem sido uma experiência maravilhosa, creio que tenho amadurecido bastante mesmo tendo a dificuldade da linguagem. Espero poder continuar ajudando ainda mais na medida em que o campeonato for evoluindo”, afirmou.

Com contrato de empréstimo até maio de 2013, Alex terá que esperar um pouco para retornar ao Botafogo. O Alvinegro conta com o futebol do atacante para a próxima temporada, mas não pagará a multa rescisória para tê-lo já em janeiro. Assim, o jogador cumprirá seu vínculo até o fim para voltar a vestir a camisa da estrela solitária.

“Estou focado 100% em ajudar o Dibba, mas sei exatamente tudo o que está acontecendo no Botafogo. Essa situação de voltar ou não eu deixo com os meus representantes. Mas uma coisa eu não nego: estou com muita vontade de voltar a marcar gols pelo Botafogo no Engenhão”, disse.

Em 2011 e no início de 2012, Alex tinha a concorrência de atletas consagrados, casos de Loco Abreu e Herrera. Entretanto, Bruno Mendes com apenas 18 anos se aproveitou das saídas dos gringos e assumiu a titularidade no Alvinegro. Alex não cria expectativas sobre uma maior facilidade para atuar mais vezes sem os medalhões e projeta uma boa briga com o camisa 38 em 2013.

“Independente de quem está de titular, você tem que estar sempre procurando fazer o seu melhor, não importa que na sua posição existam jogadores consagrados e experientes. Quem estiver melhor no momento será titular. Será um grande prazer disputar a vaga com o Bruno Mendes caso eu volte. Ele já demonstrou ser um atacante diferenciado. O Botafogo só tem a ganhar com isso”, afirmou antes de mandar um recado aos torcedores botafoguenses. “O que eu tenho para dizer é que estou com muita saudade de todos. Sempre tivemos uma relação de respeito e carinho e espero reencontrá-los um dia”, finalizou.