Topo

Falhas do gramado da Arena geram ironia do Hamburgo e temor por lesões no Grêmio

Foto tirada pelo Hamburgo mostra falhas no gramado da Arena do Grêmio, que gerou temor - Reprodução/Twitter/@HSV
Foto tirada pelo Hamburgo mostra falhas no gramado da Arena do Grêmio, que gerou temor Imagem: Reprodução/Twitter/@HSV

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

09/12/2012 06h01

O Grêmio inaugurou seu novo estádio neste sábado com grande festa e vitória por 2 a 1 em amistoso contra o Hamburgo. Mas o campo de jogo passou longe de estar completamente pronto. Com partes ainda sem a 'atadura' de grama artificial,  gramado fez Vanderlei Luxemburgo preservar os jogadores do Grêmio temendo lesões e gerou ironia do adversário.

O Hamburgo usou seu perfil oficial no Twitter para postar uma foto dos buracos no gramado da Arena. E foram muitos. A legenda se limita a dizer: "No campo", ironizando a falta de grama em alguns lugares.

Em vários momentos do jogo atletas tropeçaram, foram traídos pelo movimento da bola, caíram ou erraram lances, tudo fruto das condições do piso. Plantado em outubro, o gramado teve pouco tempo para ficar pronto, e nem toda extensão pôde ser fixada com auxílio de uma camada de grama sintética.

As duas extremidades sobraram. Com isso, o centro do campo apresentava condição adequada, não ideal, e os flancos sequer isso. A cada bola parada, nos minutos iniciais, auxiliares tentavam minimizar os problemas entrando no campo e reposicionando os pedaços soltos de gramado. Ao ver tal cena, o árbitro Carlos Amarilla se dirigiu aos profissionais e solicitou que isso não fosse feito.

"Eu estava preocupado com a Libertadores, com uma pré-temporada curta. Não posso perder nenhum jogador por lesão. Estávamos numa festa. Tínhamos que ganhar, mas não poderíamos perder algum jogador por causa do gramado. Desestruturamos o time no segundo tempo. Faz parte", disse Vanderlei Luxemburgo justificando a série de trocas que fez no Grêmio na etapa final.

Agora, a administração do estádio terá até o próximo dia 19 para melhorar a condição do campo de jogo. Na data, o Jogo Contra Pobreza fará um desfile de pés históricos pelo local. Zidane, Ronaldo, Figo, Beckham, todos já pisaram nos gramados mais importantes do mundo, e esperam encontrar menos problemas na Arena do Grêmio.