Topo

A pedido de Luxa, Grêmio atravessa o Santos e se aproxima de acerto com Willian José

Willian José esteve nos planos do Santos, mas está perto de anúncio pelo Grêmio - AFP PHOTO /Claudio SANTANA
Willian José esteve nos planos do Santos, mas está perto de anúncio pelo Grêmio Imagem: AFP PHOTO /Claudio SANTANA

Marinho Saldanha e Samir Carvalho

Do UOL, em Porto Alegre e Santos (SP)

10/12/2012 19h58

O Santos deve perder mais um reforço para 2013. Após a diretoria santista ver o meia Diego Souza se transferir para o Cruzeiro, é a vez do Grêmio vencer a concorrência com o clube paulista e se aproximar de um acerto com o atacante Willian José, do São Paulo.

O atleta, que termina seu vínculo com o clube do Morumbi no próximo dia 31, já havia acertado as bases salariais com o Santos. Entretanto, a pedido do técnico Vanderlei Luxemburgo, o Grêmio fez uma proposta mais vantajosa para ele e seu empresário, o argentino Gustavo Arribas, que detém os direitos econômicos do jogador.

Considerada rápida pelo atacante, a negociação foi mantida em sigilo para respeitar o São Paulo, que disputa a decisão da Copa Sul-Americana, diante do Tigre, da Argentina, nesta quarta-feira, no Morumbi. Willian José, inclusive, está confirmado como titular na vaga de Luis Fabiano, que cumpre suspensão.

O técnico Vanderlei Luxemburgo é admirador das capacidades do comandante de ataque. O treinador não esconde que pediu a contratação dele para os diretores do Grêmio. A necessidade de reforçar o setor de frente do time portoalegrense é evidente.  Em 2012, Kleber passou longos períodos lesionado, Marcelo Moreno oscilou bons e maus momentos, André Lima terminou em alta, mas mesmo assim teve ano irregular, Leandro é considerado insuficiente e Bertoglio mal conseguiu entrar em campo desde que retornou de empréstimo.

No entanto, a direção gaúcha não confirma a proximidade do anúncio de William. O assessor de futebol Omar Selaimen se mostra surpreso com tal situação, mas elogia o jogador e está bem informado sobre a condição atual.

"Sabemos que ele não se acertou com o Santos. É um jogador muito interessante. Teve ótimo desempenho nas categorias de base da seleção brasileira. Mas não é uma negociação que possa ser concretizada agora. Não é um jogador que esteja perto de ser anunciado", disse ao UOL Esporte nesta segunda-feira.

De qualquer forma, o atleta se enquadra nas características repetidas pelos diretores do Grêmio para contratações. É um jogador jovem, com potencial de revenda e poder de crescimento a curto prazo.


"É um jogador que tem mercado até na Europa. Repito, não estamos perto de anunciar ele. Mas é um grande jogador, isso é inegável", finalizou Omar.

No Grêmio, A concorrência direta seria com Marcelo Moreno e André Lima, pela camisa 9 do time. No entanto, nenhum dos presentes no elenco azul, branco e preto atualmente conta com total confiança do comando técnico - como Willian já chegaria contando.

Moreno, por exemplo, fechou o último ano como goleador da temporada, com 21 gols, mas quase foi envolvido na negociação por Montillo, que acabou não sendo concretizada.

Será o sexto jogador a chegar ao Olímpico por indicação direta de Luxa. Atualmente, Pará, Zé Roberto, Elano, Fábio Aurélio e Werley já foram contratados a pedido do técnico. Além dos jovens Tony e Rondinelly, que não foram indicados mas aprovados pelo treinador.