Topo

Grêmio contrata ex-olheiro da Juventus para coordenar categorias de base

As categorias de base do Grêmio mudarão de comando, ex-olheiro da Juve assume - Marinho Saldanha/UOL Esporte
As categorias de base do Grêmio mudarão de comando, ex-olheiro da Juve assume Imagem: Marinho Saldanha/UOL Esporte

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

13/12/2012 18h06

O Grêmio contratou Junior Chiavari, ex-olheiro da Juventus no Brasil, é o novo coordenador das categorias de base do Grêmio. O profissional substituirá Marcos Biasotto, dispensado com a troca de direção do clube.

Chiavari já participa de reuniões para reformulação das categorias inferiores do Grêmio. Como olheiro da Juventus, ele observou jogadores no Brasil, como Mário Fernandes [Grêmio] e Neymar [Santos].

"Não vamos mudar treinadores ou algo do tipo, mas mudaremos de ideia, o conceito. Não podemos ter uma categoria de competição, mas de formação de atletas. Precisamos de seis a sete jogadores formados na base no time. Foi assim que conquistamos os maiores títulos do clube", disse o diretor executivo de futebol profissional Rui Costa.

Marcos Biasotto coordenou as categorias de base do Grêmio por um ano e 5 meses. Neste período conquistou a Taça BH e a Copa FGF Sub-19.

A troca de comando das categorias de base faz parte das novidades propostas pela nova direção do Grêmio. Além disso, um processo de captação de valores em países vizinhos e outros Estados do Brasil será instituída. Ex-jogadores do Grêmio como Yura e De León trabalharão no braço estrangeiro dos 'olheiros' do clube gaúcho.

Três jogadores devem subir das categorias de base do Grêmio na temporada 2013. No fim deste ano, o Grêmio comercializou percentuais dos direitos de Misael e Guilherme Biteco, com os jovens já rendendo frutos financeiros ao clube.