Topo

Fla promete elevar investimento olímpico, mas despista sobre Cielo e basquete

Cielo faz campanha para Patrícia Amorim na eleição e continuação no Fla não é certa - Fernando Azevedo/Fla Imagem
Cielo faz campanha para Patrícia Amorim na eleição e continuação no Fla não é certa Imagem: Fernando Azevedo/Fla Imagem

Pedro Ivo Almeida e Renan Rodrigues

Do UOL, no Rio de Janeiro

17/12/2012 06h00

As mudanças no Flamengo com a chegada da nova diretoria presidida por Eduardo Bandeira de Mello não devem se restringir ao departamento de futebol. A estratégia de profissionalizar a gestão com cargos remunerados também será adotada nos esportes olímpicos. A promessa é de aumentar o investimento na área, uma das que teve mais resultados na gestão Patrícia Amorim, mas detalhes sobre o futuro do nadador César Cielo e da equipe de basquete ainda são desconhecidos.

Apesar da diretoria despistar, o UOL Esporte apurou que já houve uma reunião entre dirigentes dos esportes olímpicos com o estafe que comanda o basquete do Flamengo, prometendo a contratação de pelo menos um reforço de peso. Atualmente o time carioca está na primeira colocação do NBB, com quatro jogos e quatro vitórias.

Cielo, que assinou com o Flamengo no meio de 2010, foi um dos 'cabos eleitorais' da mandatária na tentativa de reeleição presidencial, e tentativa pessoal de Patrícia Amorim em fortalecer o nado no clube carioca. A renovação de contrato com o campeão olímpico dos 50 m é feita sempre no final de cada temporada, mas o novo vice-presidente de esportes olímpicos do Flamengo, Alexandre Póvoa, evitou dar maiores detalhes antes de tomar posse.

"São dois esportes [natação e basquete] que foram muito bem, mas ainda podem melhorar. Vamos conversar com todos e trabalhar. Prefiro não falar nada sobre futuro destes atletas. Vamos aguardar a coletiva de apresentação", disse Póvoa, que, assim como no futebol, contará com um diretor da pasta para tomar decisões e gerenciar o trabalho.

"Nossa ideia é repetir nos Esportes Olímpicos o organograma do futebol. Teremos um vice, que sou eu, e um diretor executivo para cada esporte. Vamos profissionalizar e investir em modalidades que não receberam a devida atenção nesta última gestão. Precisamos aproveitar o momento e tornar o Flamengo uma potência olímpica até 2016, não só em basquete e natação", completou.

Nos últimos Jogos Olímpicos, o Flamengo enviou 20 atletas para representar o país, ficando atrás apenas do Pinheiros-SP, que levou um a mais. Mesmo assim, os resultados acabaram não sendo os esperados. Apenas Cielo conseguiu uma medalha (bronze nos 50 m) e a maioria dos participantes não alcançaram nem a final de suas provas. Para Póvoa, alguns esportes não receberam a mesma atenção de natação e basquete. 

"Seria indelicado e incoerente com a nova postura profissional que pretendemos implementar no clube, anunciarmos qualquer decisão antes de definirmos o nome do Diretor Executivo de Esportes Olímpicos do Flamengo, que obviamente terá um grande peso em todas essas questões . Quero lembrar que não assumimos ainda o clube, temos acesso apenas parcial às informações", disse o vice presidente, repetindo o discurso utilizado pelos novos mandatários para o departamento de futebol.

Sobre a ginástica, que sofreu com o incêndio no ginásio Cláudio Coutinho, com prejuízo calculado de R$ 800 mil, a expectativa é de que o seguro ajude na reconstrução do espaço. "Estamos ainda em fase de transição e entendendo o clube, sobretudo na parte financeira. Sobre o ginásio [incendiado], fomos informados pela atual direção que o seguro está em dia, aguardando o resultado da perícia para ser acionado", encerrou.