Topo

Governo espera que jogo inaugural do Mineirão seja disputado com torcidas de Cruzeiro e Atlético

Cruzeiro e Atlético jogam no Mineirão em 3 de fevereiro pelo Campeonato Mineiro - Bruno Cantini/Flickr do Atlético-MG
Cruzeiro e Atlético jogam no Mineirão em 3 de fevereiro pelo Campeonato Mineiro Imagem: Bruno Cantini/Flickr do Atlético-MG

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Belo Horizonte

17/12/2012 17h10

Escolhido para ser o jogo inaugural do Mineirão, o clássico Cruzeiro e Atlético-MG que ocorrerá em 3 de fevereiro, na abertura do Campeonato Mineiro, não tem garantida a presença das duas torcidas. Porém, o governo de Minas, que propôs a realização da partida nessa data, espera um acordo entre rivais para que haja torcedores dos dois clubes na reabertura do estádio.

“O Mineirão foi projetado para receber duas torcidas, terá logística e segurança para isso, mas uma definição sobre a torcida tem de ser definido entre os clubes e Federação (Mineira de Futebol), mas para o governo é preferível que tenha duas torcidas, pois o estádio tem estrutura para receber dois torcedores”, disse o secretário extraordinário da Copa do Mundo (Secopa-MG), Tiago Lacerda, em entrevista coletiva nesta segunda-feira.

Mandante do clássico de 3 de fevereiro, o Cruzeiro teme que um possível duelo com o Atlético na fase final do Campeonato Mineiro não seja realizado no Mineirão, e sim no Independência, onde apenas uma torcida pode comparecer em dia de clássico mineiro. Por isso, a diretoria celeste quer que o rival assine um documento em que se comprometa mandar a partida no "gigante da Pampulha".

A diretoria do Atlético evita comentar sobre o assunto e informa que se manifestará em relação ao clássico somente mais próximo da data da partida, quando houver um acordo assinado com o consórcio Minas Arena, responsável pela reforma e administração do Mineirão, fato que ainda não ocorreu.

Porém, o secretário disse que a definição está nas mãos dos dois clubes. “O papel do governo para isso está feito, o Mineirão entregue para as duas torcidas. Isso é a tradição do futebol, é o gostoso, isso de falar que vai ter uma torcida, ou duas torcidas, já faz parte da rivalidade entre os clubes, mas esperamos que tenhamos duas torcidas”, afirmou.

“Isso mostra que o clássico já começou. A posição do governo é essa, é um jogo do Campeonato Mineiro, jogo da tabela do Campeonato Mineiro, o interesse do governo é que seja clássico de duas torcida. Esperamos que os clubes cheguem a um acordo com isso, não sei como estão as negociações. Se o temor do Cruzeiro é de que o Atlético jogue no Independência com torcida única, vamos torcer para que dê tudo certo, o Mineirão e o Estado de Minas Gerais merecem”, acrescentou Tiago Lacerda.

De acordo com Leandro Bettoni, assessor da Policia Militar de Minas Gerais para assuntos da Copa do Mundo, uma reunião em janeiro ira acertar definições sobre o duelo. “É prematuro discutir qualquer questão, a Polícia Militar já tem um plano que vai ser tomado, mas para este jogo tem de esperar uma definição dos clubes e da Federação, isso só vai acontecer em janeiro”, ressaltou.