Topo

Presidente admite erro no planejamento, elogia Oswaldo e comemora sucesso de jovens

Oswaldo de Oliveira recebeu elogioso do presidente do Botafogo, Maurício Assumpção - Bernardo Gentile/UOL Esporte
Oswaldo de Oliveira recebeu elogioso do presidente do Botafogo, Maurício Assumpção Imagem: Bernardo Gentile/UOL Esporte

Do UOL, no Rio de Janeiro

19/12/2012 16h57

A torcida do Botafogo não ficou satisfeita com a temporada do Botafogo e canalizou sua raiva no técnico Oswaldo de Oliveira. O presidente Maurício Assumpção faz mea culpa e admite que poderia ter entregado um elenco mais competitivo ao profissional. O dirigente elogia o treinador e comemora o sucesso dos jovens da categoria de base. Para ele, esse foi o maior acerto do comandante alvinegro em 2012.

Assumpção admite que sofreu uma pressão muito grande por parte da torcida para não renovar com Oswaldo para 2013. O mandatário, no entanto, afirma o planejamento de 2012 apresentou falhas que interferiram diretamente no trabalho do treinador.

LÍDERES PERDEM ESPAÇO E JOVENS ASSUMEM TITULARIDADE NO BOTAFOGO

  • O ano de 2012 está próximo do fim, mas a temporada do futebol brasileiro já é passado. Nela o Botafogo sofreu algumas mudanças na estrutura da equipe, que não teve o que comemorar. Alguns líderes do elenco perderam espaço, casos de Renato, Marcelo Mattos, Antônio Carlos e Loco Abreu. Por outro lado, os torcedores presenciaram o surgimento de jovens atletas, que tomaram conta da equipe titular. Dória, Bruno Mendes, Gabriel e Jadson têm menos de 20 anos, mas já conquistaram a confiança de todos no clube.

“Vivemos com pressão por falta de títulos. A torcida faz isso e cobra muito. Acho que tem que ter a cabeça no lugar e ver umas variáveis. O que não demos para ele? Tínhamos um grande elenco? Esses são questionamentos que precisam ser feitos. Só que na grande maioria das vezes a pressão é tão grande que jogamos para a galera”, disse à Rádio CBN.

Criticado pelos torcedores na internet por ter renovado com Oswaldo, Maurício utiliza o Vasco como exemplo. Segundo  presidente do Glorioso, o Gigante da Colina cedeu à pressão das arquibancadas e demitiu o técnico Cristóvão Borges. Para ele ficou evidente que a atitude foi errada, já que os próprios atletas a recriminaram.

“O Vasco fez bem em mandar o Cristóvão para a rua? A pressão da torcida fez isso e não foi bom. Os jogadores falam hoje que foi errado. Esse exemplo estamos usando agora. Não ganhamos (títulos) com o Oswaldo, mas vimos variáveis boas no trabalho dele. Nesse ano achamos que a continuidade era melhor. Foi uma aposta, e vamos bancá-la. Temos que ter nossas convicções”, afirmou.

Por fim, o dirigente elogiou a atenção dada pelo treinador aos jovens da categoria de base. Segundo Assumpção, a relação do comandante com esses atletas foi primordial para que eles obtivessem tamanho sucesso em 2012. O presidente projeta mais “uns quatro ou cinco” meninos para a próxima temporada.

“Para nós, acreditar na base foi demais. Ele [Oswaldo de Oliveira] confiou nos garotos. Apostou no Dória com 17 anos, ele é muito corajoso. São poucos que fazem isso, tem que ter muita coragem. No caso do Botafogo não foi desespero, foi aposta mesmo. Nós acreditamos que 4 ou 5 [jogadores] sobem no ano que vem. Essa continuidade pode ajudar muito nisso”, finalizou.