Topo

Brasileirão aponta D'Alessandro como substituto em potencial de Lucas no São Paulo

Meia D"Alessandro foi o que mais se aproximou do desempenho de Lucas no Brasileirão - Divulgação/TXT Assessoria
Meia D'Alessandro foi o que mais se aproximou do desempenho de Lucas no Brasileirão Imagem: Divulgação/TXT Assessoria

Do UOL, em São Paulo

25/12/2012 06h00

Se o São Paulo for olhar apenas dentro do Brasil para contratar um substituto para Lucas, é melhor ele prestar atenção no meia D’Alessandro, do Internacional. Segundo o Datafolha, o argentino é o atleta da posição que mais se aproximou do desempenho de Lucas no Campeonato Brasileiro.

ESTATÍSTICAS NO BRASILEIRÃO (Datafolha)

CritérioLucasD'Alessandro
Bolas recebidas34,235
Faltas recebidas3,53
Dribles6,32,7

Lucas se destacou pelo São Paulo em três critérios, segundo o Datafolha: número de dribles realizados, passes recebidos e faltas sofridas. D’Alessandro conseguiu desempenho parecido com o meia-atacante nas mesmas características.

Lucas faz parte do top 5 em dois destes critérios: bolas recebidas e dribles, enquanto D'Alessandro figura entre os cinco melhores apenas entre os jogadores mais acionados do Brasileirão.

D’Alessandro e Lucas disputaram o mesmo número de partidas no Brasileirão: 21 das 38 possíveis. O jogador do Colorado desfalcou a equipe em alguns duelos por lesão, enquanto o são-paulino ficou muito de fora por servir a seleção brasileira.

D’Alessandro foi mais acionado que Lucas (35 a 34,2 bolas recebidas por jogo), mas o brasileiro foi mais caçado que o argentino (3,5 contra 3 faltas sofridas). A maior diferença entre os dois é nos dribles – Lucas deu 6,3 fintas por partida contra 2,7 de D’Ale.

Mas no quesito dribles, Lucas e Neymar tiveram um desempenho muito superior aos concorrentes. O santista fintou 7,5 vezes por jogo. O terceiro colocado neste quesito é o são-paulino Osvaldo, com 3,8.

A diretoria do São Paulo se mostrou ciente de que não conseguirá achar um substituto para Lucas no mercado nacional. O presidente Juvenal Juvêncio explicou que o Tricolor busca opções no exterior.

“Faremos um investimento, pois precisa ser um grande jogador para ocupar a vaga do Lucas. Não para substituí-lo, pois igual não se acha. Temos de achar um paralelo”, falou para a Rádio Bandeirantes.