Topo

Luxa diz que ser presidente do Flamengo é um 'sonho', mas garante que cumprirá contrato

Vanderlei Luxemburgo nega que pretende encerrar a carreira de técnico em 2013 - REUTERS/John Vizcaino
Vanderlei Luxemburgo nega que pretende encerrar a carreira de técnico em 2013 Imagem: REUTERS/John Vizcaino

Do UOL, em Porto Alegre

26/12/2012 10h02

O técnico Vanderlei Luxemburgo utilizou a conta particular no microblog Twitter para comunicar aos torcedores que cumprirá o contrato de dois anos assinado com o Grêmio em outubro. Em duas mensagens, o treinador reafirmou que o objetivo é conquistar títulos, o que não ocorreu em 2012, e que ser presidente do Flamengo é um “sonho” que irá depender de uma “série de fatores” até 2015, quando o rubro-negro definirá o substituto Eduardo Bandeira de Mello.

  • O Grêmio segue tentando acertar com o Santos a permanência do lateral Pará em 2013. Algumas propostas foram negadas, mas o tricolor gaúcho fez uma nova oferta e até agora não recebeu uma resposta. Pela necessidade de entregar o maior número de jogadores possíveis no dia 3 de janeiro, já que inicia a disputa da Libertadores contra a LDU, em Quito, no dia 23, o clube de Porto Alegre tentará um novo “movimento” para definir a situação

“Meu principal objetivo em 2013 e 2014 é me dedicar ao máximo no Grêmio, lutando muito forte pela conquista de títulos”, escreveu Luxemburgo no Twitter.

Na terça-feira, o treinador disse ao jornal O Estado de São Paulo que poderia encerrar a carreira no final de 2013 e mirar o cargo máximo do Flamengo, clube do coração de Luxemburgo.  Porém, com as duas mensagens, fez questão de ressaltar que irá cumprir a cláusula imposta por ele na negociação para a renovação do vínculo.

Luxemburgo assumiu o Grêmio em fevereiro de 2012 e não conquistou nenhum título, mas comandou a equipe que obteve a vaga para a Libertadores chegando em terceiro no Brasileiro. Na Copa do Brasil, foi desclassificado na semifinal para o campeão Palmeiras. Na Copa Sul-Americana, acabou desclassificado pelo Millonarios nas quartas de final. No Gauchão, não chegou à decisão entre os vencedores de turnos, que foi disputada por Inter e Caxias, com o time da capital levantando a taça.

No dia 3 dezembro, Luxemburgo aproveitou uma folga no Grêmio para votar na eleição do Flamengo. Na oportunidade, declarou que desejava abandonar a carreira de treinador para concorrer a vaga de presidente do rubro-negro carioca, sem deixar claro quando ocorrerá a tentativa.

“O fato de me candidatar a Pres. do Flamengo, em 2015, vai depender de uma série de fatores. Portanto, não passa de um ‘Sonho’”, revelou o técnico no microblog.

Vanderlei Luxemburgo está de férias e se reapresenta junto com o grupo do Grêmio no dia 3 de janeiro. O primeiro compromisso será contra a LDU, em Quito, pela pré-Libertadores, no dia 23 de janeiro. O jogo de volta ocorre sete dias depois na Arena Porto Alegrense.