Topo

Rodada natalina do Inglês tem trânsito, chuva e búlgaro que é "artilheiro de fim de ano"

Berbatov comemora seu gol pelo Fulham com camisa com alfinetada aos companheiros - Clive Rose/Getty Images
Berbatov comemora seu gol pelo Fulham com camisa com alfinetada aos companheiros Imagem: Clive Rose/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

26/12/2012 15h27

Ao contrário do que acontece na maioria dos países, o futebol inglês não para nas festas de fim de ano. Um dia após o Natal, os times se reúnem para a tradicional rodada completa do Campeonato Inglês, que neste ano teve vários destaques. No dia em que a chuva e o trânsito roubaram a cena, o atacante búlgaro Dmitar Berbatov foi o maior destaque, reforçando seu histórico de artilheiro “pós-ceia”.

Ex-jogador de Tottenham e Manchester United, Berbatov hoje defende o Fulham, que nesta quarta empatou com o Southampton por 1 a a. O gol, é claro, foi do búlgaro. Trata-se do 16º dele em 13 jogos que ele disputou entre os dias 25 e 31 de dezembro desde que chegou ao Campeonato Inglês em 2006.

O dado curioso foi levantado pelo serviço de estatísticas Opta, que chamou Berbatov de “festivo”. De fato, ele costuma comemorar bastante nessas épocas. Só no ano passado, foram cinco gols em dois jogos, quando ainda defendia o Manchester United: três no 5 a 0 contra o Wigan e dois na derrota por 3 a 2 para o Blackburn.

TOTTENHAM GOLEIA E ENTRA NA ZONA DA LIGA DOS CAMPEÕES

  • Com três gols de Gareth Bale, o Tottenham fez 4 a 0 no Aston Villa nesta quarta-feira. Com a vitória, o clube de Londres chegou à quarta colocação do Campeonato Inglês, a última a garantir vaga para a Liga dos Campeões. Já o Liverpool perdeu para o Stoke City por 3 a 1 e se distanciou do grupo que estará no principal torneio europeu.

Seu melhor desempenho foi em 2007, quando o seu Tottenham bateu o Reading por 6 a 4 e marcou nada menos que quatro vezes. Nesta quarta, ele aproveitou a ocasião para alfinetar os companheiros. Ao fazer o gol da vitória, exibiu uma camisa com a frase “Fique calmo e me passe a bola”, fazendo piada com a expressão em inglês “Keep calm”, sucesso na internet. 

UNITED VENCE APERTADO COM GOL DE MEXICANO; CITY TROPEÇA E PERDE

  • Andrew Yates/AFP

    Sem Rooney, que sentiu uma lesão, o Manchester United sofreu diante do Newcastle, mesmo jogando em casa, e venceram por 4 a 3, em um jogo carregado de emoção. Os visitantes abriram 1 a 0 em uma falha de De Gea, sofreram o empate com gol de Evans e ficaram em vantagem de novo com um gol contra polêmico do próprio Evans.

    Evra empatou de novo, mas viu o Newcastle fazer o terceiro com Cissé. Foi aí que começou a reação do United, que empatou com Van Persie e virou com Chicharito já nos acréscimos, fechando em 4 a 3.

    O United ainda deu sorte que o rival City, segundo na tabela do Inglês, foi ainda pior. Fora de casa, os atuais campeões nacionais perderam por 1 a 0 do Sunderland. Agora, estão cinco pontos atrás do United, que segue isolado na liderança do torneio.

CHUVA E TRÂNSITO LONDRINO ATRAPALHAM A RODADA DE NATAL DO INGLÊS

A rodada esteve longe de ser tranquila no Inglês, especialmente no que diz respeito à programação das partidas. A forte chuva que atingiu algumas cidades do país atrapalhou os jogos. Na segunda divisão, a partida entre Bristol City e Watford foi adiada por conta do mau tempo.

Na divisão principal, quem mais atrapalhou foi o trânsito londrino, especialmente caótico por ser o dia tradicional das trocas de presentes com direito a greve no metrô. Por conta disso, o time do West Bromwich teve trabalho para chegar na hora certa ao estádio do Queens Park Rangers, e o jogo começou com 11 minutos de atraso.