Topo

Grêmio abre 2013 sem reforço de peso e vê fim de base montada no ano passado

Vanderlei Luxemburgo perdeu parte da base montada em 2012 no time titular do Grêmio - REUTERS/John Vizcaino
Vanderlei Luxemburgo perdeu parte da base montada em 2012 no time titular do Grêmio Imagem: REUTERS/John Vizcaino

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

01/01/2013 06h00

O técnico Vanderlei Luxemburgo comemorou no final de 2012 o fato do Grêmio ter uma base de time montada e depender somente de reforços pontuais para estar pronto para a Libertadores. No entanto, além de não contratar nenhum atleta renomado, o clube gaúcho viu o fim da estrutura de equipe. Com 'êxodo' na defesa e sem confirmações de atletas importantes, o tempo perdido gera preocupação nos aficionados.

Gilberto Silva era titular e capitão do time, foi embora. Seu substituto imediato era Naldo, que também não ficará no time. Na lateral direita, Pará foi titular mas ainda não tem 2013 definido em Porto Alegre. No lado oposto, Fábio Aurélio deve assumir a titularidade, mas sua condição também é uma incógnita fruto das repetidas lesões do passado.

O princípio do meio-campo também pode mudar. Fernando aguarda uma boa proposta da Europa para deixar o clube. Souza pertence ao Porto e ainda não teve situação resolvida. É possível que nenhum deles fiquem no Grêmio.

Assim, todo setor defensivo está comprometido. Se Dida desbancar Marcelo Grohe no gol, é possível que os jogadores de retaguarda todos sejam alterados em relação ao ano passado, contrariando a ideia de base forte estabelecida por Vanderlei Luxemburgo.

Mas a meta dos diretores é outra. Não há dúvida que o objetivo é manter Pará e Souza, ambos objetos de negociação. Para a zaga, um reforço será anunciado no dia 3, data da reapresentação do elenco. Mais um nome ainda deve ser confirmado nos dias que seguem.

Eduardo Vargas ainda é objetivo para as funções de frente. Caso não consiga fechar com o chileno, o Grêmio vai atrás de Éder Luis, do Vasco. Há ainda a chance da contratação de um volante e um meia, que pode ser Lucas Mugni, do Colón, da Argentina.

Até agora o time gaúcho já contratou sete jogadores. Cinco vindos do Juventude: Follmann, Bressan, Alex Telles, Paulinho e Ramiro. Além de Dida, ex-Portuguesa, e Willian José, que defendia o São Paulo.