Topo

Técnico do Barcelona volta ao trabalho 13 dias depois de cirurgia para retirada de tumor

Tito Vilanova espera estar no banco de reservas contra o Espanyol no dia 6 - David Ramos/Getty Images
Tito Vilanova espera estar no banco de reservas contra o Espanyol no dia 6 Imagem: David Ramos/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

02/01/2013 09h52

O técnico do Barcelona Tito Vilanova voltou ao trabalho na manhã desta quarta-feira, apenas 13 dias depois de realizar uma cirurgia para a retirada de um câncer na glândula parótida - responsável pela produção da saliva e situada atrás da mandíbula. Recuperado e bem de saúde, o treinador planeja estar no banco de reservas no clássico da Catalunha contra o Espanyol, no dia 6.

A presença de Tito no centro de treinamento do Barça foi a grande novidade do primeiro dia de trabalhos do clube após as festas de fim de ano. O treinador recebeu os jogadores e, segundo informações do site do jornal espanhol “Mundo Deportivo”, ele deve comandar o treino na tarde desta quarta.

O trabalho, porém, será desfalcado dos jogadores que defendem a seleção da Catalunha, que fará um amistoso nesta quarta-feira contra a Nigéria. Puyol, Piqué, Montoya, Jordi Alba, Marc Bartra, Xavi, Busquets, Sergi Roberto e Cristian Tello serão os desfalques do treino.

Foi a segunda vez que Tito precisou realizar um procedimento cirúrgico para a retirada do tumor na glândula parótida. Depois de operar no fim de 2011, o câncer foi mais uma vez diagnosticado e o treinador foi operado pela segunda vez no dia 20 de dezembro de 2012.

Apenas dois dias depois da cirurgia, Tito teve alta e foi liberado para voltar para casa. Os médicos esperam que o tratamento com sessões de radioterapia e quimioterapia leve cerca de seis semanas. Porém, a recuperação do treinador tem sido rápida, tanto que no último dia de 2012 ele jogou uma partida de padel com seu filho.