Topo

Com apenas um título, Montillo deixa Cruzeiro com status de ídolo e abre espaço a Diego Souza

Montillo chegou ao Cruzeiro em meados de 2010 e foi campeão mineiro no ano seguinte - GuilhermeTesta/Free Lancer
Montillo chegou ao Cruzeiro em meados de 2010 e foi campeão mineiro no ano seguinte Imagem: GuilhermeTesta/Free Lancer

Gabriel Duarte

Do UOL, em Belo Horizonte

04/01/2013 06h00

O argentino Montillo vai para o Santos diante das lamúrias dos torcedores cruzeirenses. Contratado em meados de 2010, o jogador deixa a Toca da Raposa com “status” de ídolo, apesar de ter ganhado apenas um título no clube celeste e participado de fracassos da equipe mineira. Sua saída abre espaço para Diego Souza assumir a camisa 10 e se tornar a principal referência da equipe mineira.

Santos anuncia contratação de Montillo e cede volante Henrique ao Cruzeiro

  • Washington Alves/Vipcomm

    O Santos confirmou a contratação do meia Montillo, do Cruzeiro, em seu Twitter oficial. O clube negociava com o jogador há quase dois meses. Nesta quinta-feira, os dirigentes mineiros aceitaram a proposta dos santistas e liberaram o jogador.

A venda do argentino foi confirmada pelas duas equipes na tarde dessa quinta-feira. Ambas as agremiações não revelaram números da negociação. Porém, o valor da venda gira em torno de R$ 16,2 milhões, segundo o Blog do Perrone. O Santos comprou 60% dos direitos econômicos do argentino que pertenciam ao Cruzeiro.

A negociação envolve também a vinda do volante Henrique, que atuou pelo Cruzeiro entre 2008 e 2011. Montillo vai para o Santos atuar com o Neymar e deixa para trás o carinho do torcedor cruzeirense, que lamentou a saída do atleta.

Montillo se tornou ídolo da torcida celeste, mesmo sem ganhar títulos importantes. O armador chegou à Toca da Raposa depois de se destacar na Universidad de Chile durante a Libertadores 2010. No mesmo ano, o meia argentino foi o destaque do Cruzeiro na campanha vice-campeã do Brasileiro.

O camisa 10 celeste também participou da boa campanha na fase de grupos da Libertadores 2011. Porém, o Cruzeiro foi eliminado nas oitavas de final pelo Once Caldas. No primeiro semestre, o atleta ainda ajudou a equipe a conquistar o Campeonato Mineiro, seu único título pelo clube mineiro.

Depois disso, Montillo conviveu com contusões e queda de rendimento, que atrapalharam seu rendimento no Campeonato Brasileiro, quando o Cruzeiro se salvou do rebaixamento apenas na última rodada, sem a presença do argentino, suspenso na goleada sobre o rival Atlético-MG, por 6 a 1.

Em 2012, Montillo esteve na mira de Corinthians e São Paulo, mas foi mantido pelo Cruzeiro. Assim como toda a equipe, o argentino de 28 anos também não repetiu as boas atuações de seu primeiro ano no clube e teve rendimento abaixo do esperado. Foram 112 partidas e 36 gols marcados com a camisa celeste.

Com interesse de clubes brasileiros e estrangeiros, o jogador foi negociado com o Santos e deixa a Toca da Raposa diante das lamentações de torcedores pelas redes sociais. O presidente celeste, Gilvan de Pinho Tavares, chegou a descartar a saída do argentino, mas acabou cedendo ao Santos.

A saída de Montillo abre espaço para Diego Souza, contratado em novembro, se tornar o “cabeça” da equipe celeste para a temporada. O atleta tem três anos de contrato e terá salário semelhante ao que Montillo recebia do Cruzeiro.