Topo

Exames médicos do Corinthians serão decisivos para validar contrato de Alexandre Pato

Pato posa com a camisa do Corinthians, time pelo qual assinou por quatro anos - Daniel Kfouri/Corinthians
Pato posa com a camisa do Corinthians, time pelo qual assinou por quatro anos Imagem: Daniel Kfouri/Corinthians

Rodrigo Mattos

Do UOL, em São Paulo

04/01/2013 17h55

Os exames a serem feitos pelo departamento médico do Corinthians serão essenciais para validar a contratação do atacante Alexandre Pato. Seu contrato já foi anunciado pela diretoria corintiana, mas, se ele apresentar um problema físico grave, ainda poderá ser anulado. Foi o que explicou o fisioterapeuta do clube, Bruno Mazzioti, que acredita que não haverá nenhum problema físico grave com o atleta.

O jogador tem um histórico de dois anos de seguidas lesões musculares enquanto atuava pelo Milan, o que o impediu estabelecer uma sequência de partidas no futebol italiano. Depois disso, o clube milanês o negociou com o Corinthians por US$ 15 milhões (R$ 40 milhões) e o ele já acertou salários com o clube.

"Há no contrato de qualquer jogador uma condição em relação ao exame médico no clube. Se houver algum problema grave que constatemos, vamos informar a diretoria", contou Mazzioti. "Mas é pouco provável que isso aconteça."
 
Isso porque o Corinthians não fez exames médicos no atleta, mas confia nas informações obtidas nas comissões técnicas do Milan e principalmente da seleção brasileira. Foram feitos testes em 2012 pelo fisiologista Turíbio dos Santos, que fez relatórios sobre a condição física do atleta. "Não existe nenhuma condição pré-existente do jogador que impeça ele de jogar", completou Mazzioti.

A expectativa é de que Pato viaje para o Brasil para realizar exames médicos com a equipe de comissão técnica do clube e Joaquim Grava a partir do dia 10 de janeiro. Será submetido a testes de sua estrutura muscular e cardiológicos, entre outros.

O departamento médico do Corinthians pretende submeter Pato a testes ortopédicos, de estrutura muscular e até a biópsias para avaliá-lo. "Não acreditamos que apareça alguma lesão grave pelo histórico a que tivemos acesso pela comissão técnica seleção brasileira. Mas vamos verificar se há alguma alteração muscular para criar uma sistema para recupera-lo", detalhou Júlio Stacanti, médico do Corinthians.

Apesar do preço pago pelo jogador, não é incomum que uma contratação seja executada sem um completo exame médico do atleta. Tanto que o meia Renato Augusto, que está praticamente fechado com o Corinthians, também será submetido a uma bateria de testes similar a de Pato. O contrato de Renato Augusto, que também sofreu com lesões musculares, também ficaria pendente de uma confirmação depois dos exames médicos do clube.