Topo

Preocupado com lesões, Corinthians não espera ter Alexandre Pato em campo tão cedo

Pato posa para ensaio do Corinthians, time pelo qual assinou por quatro anos - Daniel Kfouri/Corinthians
Pato posa para ensaio do Corinthians, time pelo qual assinou por quatro anos Imagem: Daniel Kfouri/Corinthians

Rodrigo Mattos

Do UOL, em São Paulo

04/01/2013 18h31

Ainda sem uma avaliação física e médica do jogador, o Corinthians não tem sequer uma estimativa de quando Alexandre Pato poderá estrear pela equipe. É certo que o clube não conta com ele para o início da temporada, pois terá de testa-lo e estabelecer um sistema de recuperação muscular para o atleta.

O atacante não joga desde 21 de novembro, quando atuou pelo Milan contra o Anderlecht-BEL, pela Copa dos Campeões. Naquele jogo, ele sofreu uma contusão na coxa direita, mais um dos inúmeros problemas musculares que o afetaram nos últimos dois anos.

Além das seguidas lesões musculares do atacante, outro motivo para para retardar sua estreia é a sua readaptação ao Brasil após temporada na Europa, o que também conta para o meia Renato Augusto.

"A ideia do Corinthians não é utiliza-lo nas primeiras partidas do ano, mas durante a temporada. Haverá uma readaptação e recuperação muscular do jogador e depois uma maturação para recuperar a confiança", disse o fisioterapeuta alvinegro, Bruno Mazzioti.

Ele também afirmou que, com os exames no clube, será necessário traçar o perfil do atleta para traçar seu sistema de recuperação, assim como restabelecer sua confiança que pode estar abalada pelo excesso de lesões. O departamento médico corintiano confia que poderá livra-lo dos problemas físicos por causa do avanço da medicina nacional.

"Na Europa se trabalha por um período determinado. Aqui, se trabalha por oito horas se for necessário. O jogador esta consciente que precisa trabalhar muito", analisou Mazzioti.