Topo

Dida é o melhor brasileiro no ranking de goleiros do século 21; Buffon lidera

Como titular do Milan, Dida foi campeão italiano e bicampeão da Liga dos Campeões - AP
Como titular do Milan, Dida foi campeão italiano e bicampeão da Liga dos Campeões Imagem: AP

Do UOL, em São Paulo

05/01/2013 09h31

A IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol) divulgou neste sábado a atualização do ranking dos melhores goleiros do século 21, e o italiano Gianluigi Buffon manteve a liderança, com apenas um ponto de vantagem sobre o espanhol Iker Casillas. O brasileiro mais bem colocado é Dida, na sétima posição, perdendo um posto em relação ao ano passado.

Julio Cesar se manteve em oitavo lugar e, junto com Dida, representa o Brasil entre os dez primeiros. O capitão são-paulino Rogério Ceni também ficou com a mesma classificação da lista do ano passado, em 13º lugar, mesma colocação do alemão Manuel Neuer, do Bayern de Munique.

No ano de sua aposentadoria, o palmeirense Marcos perdeu duas posições e agora aparece em 34º na lista dos melhores goleiros do século 21. Gomes, do Tottenham, e o 40º colocado.

A novidade entre os brasileiros na lista é o corintiano Cássio, que não apareceu no ranking do ano passado, mas ganhou a 42ª posição depois da atuação contra o Chelsea que ajudou seu time a levar o título do Mundial de Clubes.

Atrás de Cássio, o último brasileiro do ranking é o goleiro Doni, que foi campeão da Copa América em 2007 e atualmente está no Liverpool. Ele divide a 48ª posição com outros goleiros, entre eles o lendário dinamarquês Peter Schmeichel. 

OS MELHORES GOLEIROS DO SÉCULO 21 PARA A IFFHS

1. Gianluigi Buffon (ITA)
2. Iker Casillas (ESP)
3. Petr Cech (TCH)
4. Edwin Van der Sar (HOL)
5. Oliver Kahn (ALE)
6. Victor Valdés (ESP)
7. Dida (BRA)
8. Julio Cesar (BRA)
9. Jens Lehmann (ALE)
10. Roberto Abbondanzieri (ARG)
13. Rogério Ceni (BRA)
34. Marcos (BRA)
40. Gomes (BRA)
42. Cássio (BRA)
48. Doni (BRA)