Topo

Del Bosque leva troféu da Fifa de melhor técnico do mundo

Técnico da seleção espanhola foi eleito o melhor no ano de 2012 - OLIVIER MORIN/AFP
Técnico da seleção espanhola foi eleito o melhor no ano de 2012 Imagem: OLIVIER MORIN/AFP

Do UOL, em São Paulo

07/01/2013 16h20

Comandante da seleção mais vitoriosa da atualidade, Vicente Del Bosque foi escolhido como o melhor treinador do mundo em premiação organizada pela Fifa e pela revista francesa France Football. Os capitães das seleções filiadas à Fifa, além os técnicos das equipes e jornalistas selecionados pela publicação francesa.

ENTREVISTA AO UOL

  • Del Bosque vê Espanha à frente dos rivais e acha cedo para pôr Neymar entre os melhores

À frente da Espanha desde 2008, Del Bosque venceu uma Copa do Mundo, em 2010, e uma Eurocopa, no último ano. O troféu foi entregue por Luiz Felipe Scolari, técnico da seleção brasileira.  

A escolha do técnico confirmou o domínio espanhol no futebol atual. Na seleção dos melhores jogadores de 2012 todos os escolhidos atuam no país, sendo que seis deles na equipe nacional.   

“Primeiro lugar gostaria de agradecer aos jogadores. Segundo lugar, gostaria de agradecer a todos os dirigentes da Federação Espanhola de Futebol. Neste momento gostaria de lembrar aos meus técnicos que eu tive na carreira. Esse troféu é para eles”, disse o técnico.

No discurso, Del Bosque também fez um pedido, por mais ética e conduta profissional. “Todos que estamos no futebol que sentimos essa paixão. Todos queremos ganhar, queremos o mesmo. Mas precisamos proteger o futebol, a sua ética e a sua conduta profissional”, afirmou.


MELHOR TREINADORA QUEBRA PROTOCOLO E CANTA NO PALCO

  • Pia Sundhage, campeã olímpica no comando dos Estados Unidos, foi escolhida pela Fifa como melhor treinadora de 2012. Ela superou os rivais Bruno Bini, técnico da França, e Norio Sasaki, do Japão. Após subir no palco para receber o troféu das mãos de Luiz Felipe Scolari, a treinadora quebrou o protocolo e cantou no palco da festa de gala. Sundhage comandou os Estados Unidos de 2008 a 2012.A partir de 2013, a técnica estará à frente da seleção sueca de futebol feminino.

#dev_albumEmbed010('tagalbum','18554')