Topo

Marta diz que trocaria seus cinco prêmios de melhor do mundo por título pela seleção

Marta sorri durante coletiva de imprensa antes da premiação Bola de Ouro da Fifa - Christof Koepsel/Getty Images
Marta sorri durante coletiva de imprensa antes da premiação Bola de Ouro da Fifa Imagem: Christof Koepsel/Getty Images

Das agências internacionais, em Zurique (Suíça)

07/01/2013 12h21

Finalista do prêmio de melhor jogadora do mundo em 2012, na festa da Fifa que acontece nesta segunda-feira em Zurique, a brasileira Marta disse que trocaria a honraria por um título pela seleção. A alagoana luta pelo seu sexto troféu na cerimônia internacional.

"Se me perguntar se eu troco minhas cinco Bolas de Ouro por um título mundial, claro que sim", declarou a estrela brasileira.

"O mundial é um título fundamental. Sem dúvida é necessário para qualquer atleta, todo mundo sonha ganhar uma medalha de ouro ou um Mundial", acrescentou.

Marta ganhou o título de melhor jogadora do planeta em cinco anos consecutivos, entre 2006 e 2010. Neste ano a brasileira concorre com as norte-americanas Alex Morgan e Abby Wambach.

Em 2012, Marta fracassou com a seleção brasileira na disputa da Olimpíada de Londres, com a eliminação nas quartas de final. Mesmo assim ganhou palavras quase de veneração de suas adversárias no prêmio da Fifa.

"Marta é uma das melhores jogadoras do mundo, provavelmente uma das melhores da história", afirmou a norte-americana Wambach em entrevista coletiva antes da festa da Fifa na Suíça.

No último ano Marta viu sua série de prêmios na Fifa interrompida pela vitória da japonesa Homare Sawa, destaque da seleção de seu país na conquista do Mundial feminino.