Topo

Deco detona calendário do futebol brasileiro: "todo ano a gente fala e nunca muda"

Deco lamentou o formato do calendário brasileiro, mas disse que "não adianta reclamar" - Dhavid Normando/Photocamera
Deco lamentou o formato do calendário brasileiro, mas disse que 'não adianta reclamar' Imagem: Dhavid Normando/Photocamera

Renan Rodrigues

Do UOL, em Atibaia (SP)

08/01/2013 20h45

O meia Deco endossou o discurso do técnico Abel Braga e também fez duras críticas ao calendário do futebol brasileiro. O camisa 20 reclamou da falta de tempo para as equipes realizaram uma boa pré-temporada e lembrou da cobrança por resultados após 15 dias de treinos. Apesar das reclamações, o meia não mostrou confiança de que as competições sofram alguma alteração nos próximos anos.

"Sobre o calendário não dá nem para falar muito. A gente já sabe. Para não dizer que o calendário é ruim, ele é horrível. Não tem condições das equipes se prepararem da melhor forma. Com 15 dias de pré-temporada você acaba já tendo jogo oficial, cobrança. Os clubes acabam contratando muitos jogadores para ter que disputar duas competições importantes ao mesmo tempo", disse o jogador do Fluminense, que completou.

"As dificuldades são as mesmas de sempre, todo ano a gente vai estar discutindo isso aqui porque nunca muda nada. Então não tem que reclamar do calendário. Infelizmente é isso, esse é nosso futebol, as pessoas que decidem acham que deve ser assim. Os jogadores e os treinadores tem que se adaptar", lamentou o camisa 20 que conquistou oito títulos nacionais em toda carreira.

Carioca é elogiado, apesar dos gramados
Um dos motivos para que o calendário seja mais extenso e resulte em um menor tempo de preparação, o Estadual recebeu elogios do armador. Deco minimizou a condição precária de alguns gramados que receberão partidas do Carioca. O armador também lembrou que apesar da Libertadores ser o objetivo principal, o Fluminense defende o título e tentará novamente conquistar o torneio regional.

"Já joguei [em campos ruins], desde que cheguei aqui. Lógico que é sempre complicado jogar em campos sem condições, mas faz parte. O Campeonato Carioca tem tradição, é um torneio com importância grande. É difícil fazer qualquer crítica no sentido de ir contra. Acho que é só tentar melhor e vamos tentar vencê-lo novamente", disse o meia tricolor.