Topo

Mundial do Corinthians eleva Brasileirão ao posto de 2º campeonato mais forte do mundo em 2012

Volante Paulinho beija a taça do Mundial de Clubes da Fifa conquistado pelo Corinthians - AFP PHOTO / TOSHIFUMI KITAMURA
Volante Paulinho beija a taça do Mundial de Clubes da Fifa conquistado pelo Corinthians Imagem: AFP PHOTO / TOSHIFUMI KITAMURA

Do UOL, em São Paulo

08/01/2013 08h02

A Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) divulgou nesta terça-feira o ranking dos campeonatos mais fortes do mundo em 2012, e a liga espanhola voltou a ocupar a primeira colocação. Já o Brasileirão evoluiu uma posição em relação ao ano passado e apareceu em segundo lugar na lista.

Segundo o comunicado da IFFHS, o Campeonato Brasileiro só conseguiu essa posição por causa do Corinthians: “As ligas de Brasil, Alemanha, Itália e Inglaterra estão no mesmo nível, mas a Série A brasileira ganhou a segunda colocação graças à participação do Corinthians no Mundial de Clubes. Sem esses 34 pontos, os campeonatos Alemão e Italiano estariam à frente do Brasileiro”. 

O Brasileirão chegou à segunda colocação no ranking com 1.057 pontos, apenas 20 a mais que o Campeonato Alemão, terceiro colocado. O Italiano ficou em quarto com 1.034, e a Premier League inglesa, aclamada por especialistas como um dos campeonatos mais fortes do mundo, apareceu apenas em quinto.

“A tendência negativa da Premier League inglesa de 2010 e 2011 continuou em 2012. As performances erráticas dos times ingleses e o mau desempenho deles nas competições europeias são a razão para a liga ocupar apenas a quinta posição. Mas, segundo os mesmos critérios, o Campeonato Inglês claramente dominou o ranking na primeira década do século 21”, observou a IFFHS, sem citar que o Chelsea é o atual vencedor da Liga dos Campeões.

Enquanto a liga inglesa continuou em baixa, o Campeonato Espanhol consolidou seu domínio no ranking e foi o primeiro colocado com larga vantagem, somando 1.283 pontos. “A primeira divisão espanhola é a liga mais forte do mundo pela terceira vez consecutiva. Os espanhóis têm aumentado, ano a ano, o número de pontos ganhos”, analisou a IFFHS. 

OS CAMPEONATOS MAIS FORTES DO MUNDO PARA A IFFHS

1. Espanhol - 1.283 pontos
2. Brasileiro - 1.057 pontos
3. Alemão - 1.037 pontos
4. Italiano - 1.034 pontos
5. Inglês - 1.007 pontos
6. Argentino - 919 pontos
7. Francês - 880 pontos
8. Holandês - 738 pontos
9. Paraguaio - 712 pontos
10. Chileno - 711 pontos