Topo

Marcos Assunção planeja explorar violência sobre Neymar e vislumbra mais gols de falta

Marcos Assunção não esconde que é torcedor santista: "gostaria muito de voltar" - Almeida Rocha/Folhapress
Marcos Assunção não esconde que é torcedor santista: "gostaria muito de voltar" Imagem: Almeida Rocha/Folhapress

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

10/01/2013 06h00

Enquanto o Santos demonstra confiança em relação à contratação do volante Marcos Assunção, o ex-jogador do Palmeiras já vislumbra uma parceria vitoriosa dentro de campo com Neymar. O veterano quer explorar o excesso de faltas sofridas pelo craque santista durante os jogos para aumentar seu repertório de gols.

“Isso é muito importante. A bola parada em uma equipe de futebol é muito importante. Se você tem o Neymar, melhor jogador do Brasil, que tem habilidade, técnica e só conseguem pará-lo com faltas, e você tem um jogador muito bom em bola parada, tudo se encaixa”, afirmou Marcos Assunção ao UOL Esporte.

O volante de 36 anos não se intimida em dizer que sua especialidade é a bola parada. Pelo Palmeiras, Assunção marcou 31 gols desde sua chegada ao Palestra Itália em maio de 2010. Foram 23 gols de falta, um olímpico e um de pênalti. Com a bola rolando, o veterano ainda marcou seis gols.

“Cada jogador tem sua função. A gente procura fazer o que sabemos mais, eu tenho outras qualidades, mas minha especialidade são as cobranças de falta. Tendo o Neymar que sofre muitas faltas fica mais fácil para eu fazer os gols”, disse Assunção, que também se destaca nas assistências – foram 38 passes para os companheiros fazerem o gol.

Marcos Assunção acredita que pode ajudar a solucionar o problema que mais incomodou o Santos nos últimos dois anos – o excesso de pancadas sofridas por Neymar. O volante ressalta que os defensores costumam evitar as faltas quando sabem que existe um cobrador de qualidade na equipe adversária.

“Muitas vezes o cara (defensor) deixa passar (o atacante), tendo a possibilidade de outro zagueiro ou o goleiro para evitar o gol. Seria perfeito. Jogar ao lado de um grande jogador, um grande treinador e um grande time do Brasil”, disse.

Apesar de vislumbrar uma parceria com Neymar, o ex-volante do Palmeiras é prudente ao falar sobre o possível acerto com o Santos. “Não posso ficar sonhando, preciso saber do meu empresário o que está acontecendo”.

O Santos confirmou que já fez a proposta ao volante Marcos Assunção e aguarda uma resposta dos representantes do jogador. O gerente de futebol do Santos, Nei Pandolfo, ainda demonstrou otimismo em relação à contratação do veterano.

“Os contatos são feitos diretos com o representante, estamos tentando avançar, é normal, natural essa situação, é um vai e vem de respostas, temos certeza que dará certo lá na frente, assim como aconteceu com o Cícero e outros jogadores, temos essa expectativa”, afirmou o dirigente santista.

Enquanto aguarda um desfecho, Marcos Assunção não esconde que gostaria de voltar ao Santos, clube que defendeu na década de 90. O volante, inclusive, lembra que é torcedor santista.

“Eu gostaria, gostaria muito de voltar (ao Santos). Para mim seria muito bom. Depois de muito tempo voltar a jogar no time que me projetou para o futebol europeu, o último de jogar antes de ir para a Europa. Seria muito gostoso. Nunca escondi de ninguém que sou santista. Nunca falei ao contrário”, concluiu.