Topo

Por fim de lesões em série, Grêmio se acerta com parceiro de Luxa que recuperou Ronaldo

Nilton Petrone (f), o Filé, trabalhou com Luxemburgo em vários clubes brasileiros - Alex Almeida/Folhapress
Nilton Petrone (f), o Filé, trabalhou com Luxemburgo em vários clubes brasileiros Imagem: Alex Almeida/Folhapress

Do UOL, em Porto Alegre

14/01/2013 18h28

O Grêmio atendeu novo pedido de Vanderlei Luxemburgo. Após trabalhar com o técnico em Santos, Palmeiras e Atlético-MG, Nilton Petrone, o Filé, se acertou com o clube gaúcho e deve assinar contrato para assumir a coordenação de fisioterapia. A meta é acabar com as lesões em série, casos como os de Bertoglio, Fábio Aurélio e Kleber Gladiador.

Filé ficou conhecido, principalmente, por trabalhar na recuperação de Ronaldo Nazário para Copa do Mundo de 2002. O regresso do Fenômeno era considerado algo quase impossível, mas acabou acontecendo em alto nível.

A parceria com Vanderlei Luxemburgo é antiga. Eles trabalharam juntos no Santos em 2007, depois no Palmeiras no ano seguinte. Posteriormente, já sem Luxa, Nilton Petrone, o Filé, voltou ao clube do litoral paulista. Em 2010, também por indicação de Luxa, Filé chegou ao Atlético-MG, de onde foi demitido junto com o treinador, após somente cerca de dois meses de trabalho.

O Grêmio depende somente da assinatura de documentos para oficializar a contratação de Filé. No clube, ele ficará encarregado da recuperação de jogadores. Há lesionados que repetidamente apresentam os mesmos quadros, casos de Bertoglio, Fábio Aurélio e Kleber Gladiador. A ideia é evitar a repetição de lesões.

O departamento médico do Tricolor passa por reformulação, anunciada pela direção que assumiu o clube em dezembro passado. A ideia é melhorar as condições dos atletas e organização do departamento.