Topo

Neymar fica em 7° em lista de melhores armadores do mundo da IFFHS; Iniesta lidera

Neymar foi lembrado em eleição de melhores armadores de jogadas do mundo - Leandro Moraes/UOL
Neymar foi lembrado em eleição de melhores armadores de jogadas do mundo Imagem: Leandro Moraes/UOL

Do UOL, em São Paulo

15/01/2013 08h13

Em mais uma lista divulgada pela IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol), Neymar foi eleito o sétimo melhor armador do mundo, mesmo sendo atacante. A justificativa é que a eleição leva em conta a “construção de jogadas”. O meia Iniesta, do Barcelona, eleito o terceiro melhor jogador do mundo pela Fifa, ficou na liderança da lista.

Votaram na eleição jornalistas e especialistas no esporte de todos os continentes. Neymar teve 9 votos, mesmo número de dois jogadores do Manchester City: Yaya Touré e David Silva. O jogador do Santos foi o único que recebeu votos que não atua no futebol europeu.

Iniesta recebeu 146 votos, e teve a companhia, no “pódio” da eleição, de dois companheiros de Barcelona: Xavi ficou em segundo, com 128 votos, e Messi em terceiro, com 98.

O primeiro a não vestir azul e grená na lista é Andrea Pirlo, meia da Juventus e que liderou a seleção italiana ao vice da Euro 2012, que conquistou 87 votos. Cristiano Ronaldo aparece só em sexto, com 34.

Foi a primeira vitória de Iniesta na eleição. Seu companheiro Xavi já havia vencido quatro vezes, entre 2008 e 2011. Já Messi aparece pela quinta vez entre os três primeiros.

CONFIRA A LISTA DE MELHORES ARMADORES DO MUNDO DA IFFHS

Iniesta (Barcelona)146 votos
Xavi (Barcelona)128
Messi (Barcelona)98
Pirlo (Juventus)87
Özil (Real Madrid)43
Cristiano Ronaldo (Real Madrid)34
Neymar(Santos)9
David Silva (Man. City)9
Yaya Touré (Man. City)9
Gerrard (Liverpool)8
Ibrahimovic (PSG)7
Xabi Alonso (Real Madrid)5
Lampard (Chelsea)5
Juan Mata (Chelsea)5
Radamel Falcao (Atlético de Madri)5