Topo

Em 45 minutos, Santos apresenta Montillo e companhia e vê time B golear em amistoso

Montillo abraça Neymar após a marcação do primeiro gol do Santos em amistoso  - Leandro Moraes/UOL
Montillo abraça Neymar após a marcação do primeiro gol do Santos em amistoso Imagem: Leandro Moraes/UOL

David Abramvezt

Do UOL, em São Paulo

16/01/2013 22h55

"Não é mole, não. Neste ano, vamos ser tetracampeão", bradou a torcida santista, nesta quarta-feira à noite, no Pacaembu, ao ser apresentada ao elenco do Santos para a temporada de 2013. De olho na inédita conquista de quatro títulos paulistas consecutivos na era profissional, o Peixe começou o ano batendo o Grêmio Barueri por 4 a 0.

Mais do que um amistoso para marcar os últimos dias da pré-temporada, o Santos utilizou o duelo para mostrar os seus oito jogadores contratados. São eles: os meias Montillo, Marcos Assunção, Cícero e Pinga, o zagueiro Neto, o volante Renê Júnior, o lateral esquerdo Guilherme Santos e o lateral direito Nei. Destes, ficaram fora Assunção, que faz reforço muscular, além de Nei e Pinga.

Com o time titular e o reserva atuando um tempo cada, os santistas não conseguiram maquiar a falta de ritmo para a estreia no Paulistão, no próximo sábado, contra o São Bernardo, fora de casa, no Estádio Primeiro de Maio. Entretanto, em algumas tramas de ataque - na primeira etapa -, já foi possível idealizar como será a aguardada parceria entre Neymar e o meia argentino Montillo, que fez a sua estreia com a camisa santista apenas dois dias depois de ser apresentado na Vila Belmiro. Com toques rápidos e cabeça erguida, os dois principais nomes do time levantaram o torcedor, aumentando a expectativa para o decorrer das competições que virão a seguir.
"Aos poucos, nós vamos melhorando. Já deu para ver que o Neymar e eu podemos nos entender muito bem dentro de campo e fazer boas partidas", comentou Montillo.
 
Ainda moldando o seu grupo, o técnico Muricy Ramalho armou o Santos no esquema 4-4-2. O meio-campo foi formado com o volante Renê Júnior atuando à frente da dupla de zaga, com Cícero apoiando o ataque pela esquerda e Arouca pela direita. Montillo atuou centralizado no meio-campo e com a responsabilidade de fazer a ligação para os atacantes Neymar e André. 
 
Neymar precisou de 25 minutos para balançar a rede pela primeira vez em 2013. Foi de pênalti, batido com força e categoria no ângulo esquerdo do goleiro Matheus. Outro destaque positivo enquanto os titulares atuaram foi o lateral direito Galhardo. O jovem criou boas jogadas no ataque, tendo inclusive participado do segundo gol, aos 46 minutos, quando o beque Maycon desviou a bola contra a própria meta. Assim, os titulares encerraram a sua participação com 2 a 0 no placar.
 
No intervalo, Muricy, que fez um total de 13 subsitutições ao longo da partida, resolveu poupar os seus comandados e trocou exatamente todos os jogadores, colocando para jogar uma formação com: Aranha; Bruno Peres, Jubal, Gustavo e Paulo Henrique; Adriano, Alan Santos e Patito Rodríguez; Miralles, Bill e Victor Andrade. Curiosamente, o lateral direito Peres já foi até negociado com o Internacional, mas, como ainda não assinou contrato, acabou jogando. O Barueri não ficou muito atrás e mudou cinco atletas na sua formação.
 
Com tantas modificações, o amistoso mudou de cara e ficou aberto. Aos 7min da segunda etapa, o argentino Miralles mostrou boa presença na pequena área e balançou a rede. Pouco depois, aos 11min, o também atacante Bill chutou forte de esquerda para fazer o seu. Depois de marcar o quarto gol, o time B do Santos "tirou o pé" e apenas administrou o resultado. Muricy ainda sacou Victor Andrade para estreia de Gabriel Barbosa, conhecido como Gabigol na Vila Belmiro, e também tirou Aranha para a entrada de Vladimir.