Topo

Marco Luque, apresentador do "CQC" e ex-jogador, afirma no "Papo Reto": "é bem mais fácil ser humorista do que jogador de futebol"

Humorista e ex-jogador de futebol, Marco Luque participa do "Papo Reto com Neto" - Leandro Moraes/UOL
Humorista e ex-jogador de futebol, Marco Luque participa do "Papo Reto com Neto" Imagem: Leandro Moraes/UOL

Do UOL, em São Paulo

17/01/2013 17h00

Antes de se dedicar ao humor, Marco Luque foi jogador de futebol. Convidado do "Papo Reto com Neto", o apresentador do "CQC" (Band) revelou que ser jogador nunca foi seu sonho e deu detalhes dos problemas que enfrentou na curta carreira: "sempre quis ser desenhista, tanto que me formei em artes plásticas. Mas meu pai achava aquilo meio estranho e, como sempre tive facilidade para praticar esportes, me levou para treinar".

"JOGADOR SOFRE MUITO", DESABAFA EX-BOLEIRO MARCO LUQUE

Canhoto, Luque atuou como meia esquerda no Santo André, em São Paulo, e chegou a disputar a segunda divisão no futebol espanhol pelo Numancia e pelo Badajoz. "Naquela época, [ser jogador] até virou um sonho meu, me dediquei muito, mas não deu certo. Que jovem jogador não gostaria de se apresentar na Europa? No primeiro momento tudo é lindo, mas, depois, você percebe que a coisa não é tão simples".

Além de sentir falta da família e ter dificuldades com a língua -"eu nem podia contar piada, porque eles não entendiam nada”-, o humorista contou que a pressão por jogar na série B foi enorme e ajudou a determinar o fim de sua vida como boleiro. "Jogador sofre muito. Aprendi a cuidar de mim, não tinha amigos e a pressão de jogar na segunda divisão é bem maior que estar na primeira. Na segunda divisão, você recebe a bola e, se não faz algo rápido com ela, em dois segundos tem alguém te pegando".

Questionado sobre o que é mais desafiador -"enfrentar sozinho uma plateia no show de humor ou encarar a torcida após uma derrota"-, Marco não teve dúvidas: "o jogador é muito mais pressionado. Quando as pessoas vão me ver no teatro estão pré-dispostas a rir. Claro, tem o cara que foi contrariado e meu objetivo passa a ser arrancar uma gargalhada dele. Mas no futebol a torcida quer gol. Se você marca, é rei por uma semana. Se não faz o gol e o time perde..."

Crítico em relação ao seu desempenho nos gramados, o ex-meia admitiu que era mediano e completou: "com a maturidade de hoje e o corpo de 20 anos atrás jogaria tranquilo na primeira divisão". Neto aproveitou a deixa para perguntar em qual time o apresentador se encaixaria. Quis saber se, por exemplo, poderia fazer parte do elenco do Palmeiras. Aos risos, o convidado respondeu sem titubear: "ô, fácil!"

Na divertida entrevista, o ator falou ainda sobre as inspirações para a criação de seu personagem Esquerdinha -um ex-jogador de futebol saudosista-, deu sua opinião sobre a realização da Copa do Mundo no Brasil e seleção brasileira, relembrou o início de sua carreira e comentou a importância do "CQC" para o público.

O programa "Papo Reto com Neto" vai ao ar todas as quintas-feiras, às 17h.
 

MARCO LUQUE, HUMORISTA E EX-JOGADOR, PARTICIPA DO "PAPO RETO COM NETO"


  • Veja a partir dos 03m28s - Humorista diz que Brasil precisa arrumar a casa para receber Copa-2014
    Veja a partir dos 06m18s - "A seleção não pode fazer feio com Neymar, Oscar, Ramires, Lucas, Luis Fabiano e Kaká”
    Veja a partir dos 09m47s - Luque fala sobre sua passagem pelo Santo André e futebol espanhol
    Veja a partir dos 15m57s - Saiba quais foram as inspirações de Luque para a criação de Esquerdinha
    Veja a partir dos 20m52s - Apresentador do "CQC" (Band) relembra início de carreira
    Veja a partir dos 25m13s - "É mais fácil ser humorista do que jogador de futebol", desabafa o ex-boleiro
    Veja a partir dos 42m05s - Marco Luque comenta a importância do "CQC" para o público