Topo

Na concentração corintiana, Pato é tietado e jogadores recusam quartos individuais

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

18/01/2013 06h00

Com um hotel dentro do próprio CT, o Corinthians pode se dar ao luxo de não sair de “casa” para fazer a pré-temporada. Quem sai, na verdade, são os jogadores. Na concentração alvinegra, jogadores se recusam a dormir em quartos separados, Alexandre Pato é tietado pelos mais jovens e Fábio Santos distribui apelidos.

O período de reclusão do time começou no início do ano, quando jogadores reservas, pouco utilizados em 2012 e que não foram ao Mundial, se apresentaram. Desde então, o hotel do CT sempre teve alguém hospedado por lá.

São 32 quartos com dois leitos cada, número mais que suficiente para que cada um dos atletas durma sozinho, já que o elenco foi reunido em três grupos distintos. Ralf, Paulinho e Edenilson, porém, descartam o conforto de uma suíte individual e preferem ficar no mesmo dormitório.

A prática é antiga e conhecida. A proximidade e a amizade que eles têm entre si já fez com que um deles dormisse no chão para que o trio não fosse desfeito. Só que eles não são os únicos. Fábio Santos e Douglas também optaram, em outras oportunidades, por ficar juntos quando poderiam dormir sozinhos.

“Eu sou padrinho de casamento do Edenilson. Quando ele sofreu a fratura no nariz [no ano passado], eu que fui buscá-lo no hospital [Edenilson e a mulher, com o tornozelo machucado, morariam um mês na casa dele]. Somos amigos, irmãos. Com o Ralf a mesma coisa. Por isso a gente sempre concentra em dois”, explicou Paulinho.

O “gosto” pela concentração não é exclusividade deles. Alexandre Pato e Gil, recém-contratados, estão batendo recordes de permanência na atual pré-temporada. A dupla poderia ter deixado a concentração, mas segue dormindo no CT enquanto não encontra uma casa em São Paulo.

Pato, aliás, é um dos destaques da preparação alvinegra. Em pouco tempo, ele encontrou um sósia no elenco (Matheus Pato, também de Pato Branco), se entrosou com os mais jovens e foi até tietado por Giovanni, meia da base que está no elenco de Tite. “Aprendendo todos os dias”, escreveu ele no Twitter ao postar uma foto em que aparece sendo marcado por Alexandre Pato.

Com o passar dos dias, o reforço mais caro da história do Corinthians ganhou a companhia dos titulares, com quem deve conviver no resto do ano. A última quarta, Jorge Henrique observava o treino de finalização do atacante e provocou o goleiro Danilo Fernandes ao vê-lo deixar a bola entrar no ângulo: “Não vai pular não?”.

A “corneta” dos titulares é liderada por Fábio Santos. O mais descontraído do grupo, ele não perdoa os mais jovens. Fez pegar, por exemplo, o apelido de “Para nossa alegria” no lateral Igor, pela semelhança com o jovem do vídeo que fez sucesso na internet no ano passado.

A “festa” ainda não tem data para acabar. A maior parte dos reservas já está liberada do CT e treina atualmente em apenas um período. Já os titulares seguem concentrados sem previsão de liberação. Tudo para que 2013 repita o sucesso do ano passado. 

NA CHEGADA, GIL DIZ QUE ESPERA SE ENTROSAR COM O ELENCO CORINTIANO