Topo

África do Sul e Cabo Verde ficam no empate na abertura; Angola e Marrocos também não marcam gols

Majoro tenta passar por um adversário durante empate entre África do Sul e Cabo Verde - REUTERS/Siphiwe Sibeko
Majoro tenta passar por um adversário durante empate entre África do Sul e Cabo Verde Imagem: REUTERS/Siphiwe Sibeko

Do UOL, no Rio de Janeiro*

19/01/2013 15h52

Em uma partida muito equilibrada e com um nível técnico baixo, África do Sul e Cabo Verde ficaram no empate sem gols neste sábado, no Soccer City, pela rodada de abertura da Copa Africana de Nações.

As duas seleções voltam a jogar na quarta-feira, em Durban. Os sul-africanos enfrentam a Angola, às 13h. Por outro lado, o Cabo Verde joga contra Marrocos.

No encerramento da rodada de abertura, Angola e Marrocos também não estiveram inspirados. O resultado foi outro 0 a 0, em partida também realizada no Soccer City. Assim, as quatro seleções estão empatadas no grupo A com um ponto.

A partida começou com a África do Sul dominando as primeiras ações e não deixava o Cabo Verde entrar em sua defesa. Mesmo com maior posse de bola, o time da casa tinha dificuldade para criar jogadas mais efetivas e finalizava muito pouco. A torcida fazia a sua parte e demonstrou seu apoio com gritos e fazendo barulho com a tradicional vuvuzela.

Acuada em seu campo no início da partida, a seleção de Cabo Verde conseguiu encaixar um contra-ataque e quase consegue abrir o placar. Platini entrou na área e chutou rasteiro à esquerda do goleiro Khune.

O jogo estava muito equilibrado, mas os visitantes demonstraram maior perigo quando recuperavam a posse de bola. Platini continuava a ser o jogador mais acionado e ele chegou a ter outra boa chance de gol, aos 33, quando finalizou na rede pelo lado de fora.

Nos últimos minutos da etapa, os jogadores encararam uma chuva fina que caía sobre o Soccer City. Esse fator não atrapalhou o andamento do confronto, mas o primeiro acabou mesmo empatado sem gols.

A seleção sul-africana iniciou o segundo tempo com Chabangu no lugar de Dikgacoi. Os donos da casa melhoram de rendimento e estiveram próximos gol, aos dez, quando Tshabalala obrigou Vozinha a fazer boa defesa.

O Cabo Verde seguia com a mesma postura inicial, porém, chegaram a responder com Heldon. Ele recebeu cruzamento na área, cabeceou no canto direito e Khune espalmou para a linha de fundo, aos 27. A partida caiu de produção nos minutos finais e o jogo acabou com o empate em 0 a 0. Pior para os donos da casa que possuem um melhor time e não conseguiram retribuir o apoio da torcida.

*Atualizada às 19h11