Topo

Com zagueiro no ataque, sem técnico e só três no banco, Grêmio chega longe na Copinha

Técnico do Grêmio no início da Copinha, Mabília foi promovido para o time B - Lucas Uebel/Divulgação Grêmio
Técnico do Grêmio no início da Copinha, Mabília foi promovido para o time B Imagem: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Do UOL, em São Paulo

19/01/2013 06h06

Chamado de Imortal por seus torcedores, o Grêmio chegou às quartas de final da Copinha fazendo jus ao apelido. Por conta da pré-temporada do elenco profissional, o time gremista na Copa São Paulo de juniores está representado por apenas 14 jogadores, sendo dois goleiros. Tal carência fez com que um zagueiro, Felipe Pires, tenha que jogar de centroavante. Não bastassem esses problemas, o técnico Mabília ainda teve que deixar a competição para treinar o time B do Grêmio que disputará as rodadas iniciais do Campeonato Gaúcho, cujo início será neste fim de semana.
 
O elenco foi reduzido porque na última quarta-feira, quatro titulares do time da Copinha, Juan (volante), Calyson (meia), Gustavo Xuxa (atacante) e Lucas Coelho (centroavante) abandonaram a contenda, pois foram chamados para o grupo que está treinando em Porto Alegre para o Gauchão. A outra parte - a mais importante do plantel gremista -, já está no Equador se preparando na altitude de Quito para encarar a LDU, pela Pré-Libertadores, na próxima quarta-feira.
 
Antes disso, no último sábado, o time perdeu o seu técnico. Mabília foi chamado para ser o treinador no início do Estadual. Tudo para que o comandante Vanderlei Luxemburgo pudesse pensar apenas na disputa da Pré-Libertadores. Auxiliar-técnico do time sub-20, Lucas Gonçalves passou a treinar o grupo da Copinha.
 
"Eu estava totalmente envolvido na Copa São Paulo, e o Grêmio envolvido na Libertadores. Mas surgiu o chamado para eu treinar o time no Gauchão. É uma grande chance de mostrar trabalho. Tanto para mim quanto para estes meninos que miram ter oportunidades no clube", comentou Mabília.
 
Para complicar ainda mais, o Tricolor gaúcho precisou usar 13 dos seus 14 atletas - apenas o goleiro reserva não entrou em campo - e ir até as disputas de pênaltis para passar por seus dois últimos adversários. E, diante do Coritiba, pela segunda fase da Copinha, o empate por 1 a 1 no tempo normal teve direito a gol marcado por Felipe Pires,o zagueiro improvisado no comando de ataque, que também marcou nos 4 a 1 das penalidades. Para completar, na última sexta-feira, pelas oitavas de final, a vitória no pênaltis, por 4 a 2, veio após um suado empate por 2 a 2 com o Atlético-MG.
 
O próximo adversário gremista será o Bahia, responsável por eliminar precocemente, na segunda fase, o atual campeão da Copinha, o Corinthians.