Topo

Com direito a tradicional dancinha do goleiro Kidiaba, Congo busca empate contra Gana

Tresor Mabi Mputu (dir.), do Congo, disputa a bola com Owusu Boateng, de Gana - Siphiwe Sibeko/REUTERS
Tresor Mabi Mputu (dir.), do Congo, disputa a bola com Owusu Boateng, de Gana Imagem: Siphiwe Sibeko/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

20/01/2013 14h54

O goleiro congolês Kidiaba ficou famoso no Brasil depois que fez a estranha 'dancinha' para comemorar a vitória da sua equipe, o Mazembe, na semifinal do Mundial de Clubes de 2010, contra o Internacional de Porto Alegre. O torcedor colorado tem motivos para não querer relembrar esse pequeno acidente, mas neste domingo Kidiaba fez o mesmo.

A diferença é que desta vez foi para comemorar o empate por 2 a 2 do Congo contra Gana, na estreia das equipes pelo grupo B da Copa Africana de Nações, que está sendo disputada na África do Sul. O Congo perdia por 2 a 0, mas conseguiu buscar o empate na metade do segundo tempo. O goleiro Kidiaba não conseguiu conter a sua alegria e logo foi ao chão para desenvolver a sua tão esperada performance (veja no vídeo abaixo).

No início da partida, as duas equipes apostavam na velocidade e em uma marcação muito forte no meio de campo. A primeira grande chance veio com a equipe do Congo, quando Lualua arriscou bom chute e a bola explodiu na trave do goleiro Dauda. Depois do susto, a favorita Gana retomou o controle do jogo. Tanto que aos 39 minutos Agyemang recebeu ótimo cruzamento de Asamoah e escorou para abrir o placar, definindo o resultado de um fraco primeiro tempo.

Para alegria dos torcedores presentes, a etapa final veio cheia de emoções. Logo aos quatro minutos, após cruzamento de escanteio, Asamoah cabeceou firme para fazer 2 a 0 Gana; o goleiro Kidiaba ainda tocou na bola, mas não foi capaz de evitar o gol. Nem deu tempo de comemorar e o Congo colocou fogo no jogo mais uma vez. Com uma rápida triangulação, aos oito minutos, Mputu saiu na cara do gol e com muita habilidade tocou no canto esquerdo do goleiro.

Aproveitando o bom momento na partida, o Congo partiu pra cima e foi recompensado. Aos 23 minutos, Mbokani sofreu pênalti depois de ter a camisa puxada dentro da área. Para empatar a partida, o próprio atacante bateu e converteu, alegrando o goleiro Kidiaba, do outro lado do gramado, que logo sentou no chão e fez a sua tradicional dancinha de comemoração.

Depois disso as equipes até tentaram buscar a vitória, mas sem muito sucesso. Kidiaba inclusive fez duas grandes intervenções para assegurar o empate na estreia da Copa das Nações Africanas. Agora Gana enfrentará Mali na segunda rodada, enquanto Congo medirá forças com o Níger.

MALI VENCE NÍGER E LIDERA O GRUPO B

Aproveitando-se do empate entre Gana e Congo, a seleção de Mali fez a sua parte e venceu por 1 a 0 a seleção de Níger.

O jogo foi muito truncado, mas o atacante Keita conseguiu abrir o marcador já no final da segundo etapa, aos 39 minutos.

Com o resultado, a equipe assegurou a primeira colocação do grupo B após esta primeira rodada.