Topo

Com voadora e goleiro expulso, atual campeã Zâmbia só empata com a Etiópia pela CAN

Mbesuma (9) abriu o placar para Zâmbia, mas a Etiópia buscou empate mesmo com dez - AP Photo/Armando Franca
Mbesuma (9) abriu o placar para Zâmbia, mas a Etiópia buscou empate mesmo com dez Imagem: AP Photo/Armando Franca

Do UOL, em São Paulo

21/01/2013 14h55

Atual campeã da Copa Africana de Nações, Zâmbia estreou na edição 2013 da competição com um empate por 1 a 1 com a Etiópia, pelo grupo C, no estádio Mbombela, em Nelspruit . Um lance violento, porém, acabou manchando o duelo.

Aos 34 minutos do primeiro tempo, o goleiro etíope Jemal Tassew acertou uma voadora no atacante adversário e levou a pior no lance. Logo após a entrada violenta, o arqueiro caiu no gramado e teve que deixar o jogo de maca. Além da lesão, o atleta ainda foi expulso pelo árbitro enquanto era carregado pelos médicos da equipe.

Com um a mais, a equipe verde chegou a abrir o placar, mas levou o castigo em um contra-ataque e saiu com apenas um ponto 

Zâmbia, aliás, se salvou de um resultado ainda pior graças ao arqueiro Mweene, que defendeu um pênalti também na primeira etapa. Said, o craque da Etiópia, bateu à meia-altura, no canto esquerdo do goleiro, que voou para espalmar.

VEJA ABAIXO A VOADORA DE JEMEL TESSEW

Além de desperdiçar a penalidade, a Etiópia ainda viu o adversário abrir o placar no terceiro minuto de acréscimo da etapa inicial. Chansa achou o centroavante Mbesuma livre no meio da área e o matador não desperdiçou, abrindo o placar para Zâmbia. A esta altura, o time tricolor já estava jogando com Tadele na meta, já que Tassew havia levado cartão vermelho após dar voadora em um rival.

No segundo tempo, porém, os etíopes se desdobraram em campo para compensar a falta de um jogador e foram presenteados com o empate. Em bom contra-ataque, Said compensou o pênalti perdido e deu boa bola para Girma igualar o placar.

Na próxima rodada do grupo C da Copa Africana de Nações, Zâmbia tenta se recuperar do tropeço contra a Nigéria, enquanto a Etiópia encara Burkina Faso. Ambas as partidas estão marcadas para a próxima sexta-feira.