Topo

Goleiro de Zâmbia marca, pega pênalti e garante empate com a Nigéria na CAN; Burkina Faso consegue primeira goleada

Goleiro de Zâmbia foi o destaque no empate com a Nigéria  - Armando Franca/AP Photo
Goleiro de Zâmbia foi o destaque no empate com a Nigéria Imagem: Armando Franca/AP Photo

Do UOL, em São Paulo

25/01/2013 15h09Atualizada em 25/01/2013 19h10

A seleção de Zâmbia já tem um novo herói: Kennedy Mwenne. Capitão da equipe, o goleiro foi o grande responsável pelo empate com a Nigéria, por 1 a 1, nesta sexta-feira, em jogo válido pelo grupo C da Copa Africana de Nações. O arqueiro defendeu um pênalti, cobrado por Mikel (jogador do Chelsea), e ainda fez o gol do empate, também em uma penalidade, já nos minutos finais.

Apesar de terem evitado a derrota, os atuais campeões da CAN seguem sem vencer na competição e possuem dois pontos em duas rodadas disputadas até o momento. Na mesma situação na tabela, os nigerianos possuem mais motivos para se lamentar. É a segunda vez que a equipe sai em vantagem e cede o empate nos últimos instantes.

GOLEIRO DE ZÂMBIA MARCA DE PÊNALTI E EMPATA JOGO COM A NIGÉRIA

A Nigéria saiu na frente aos 12 minutos do segundo tempo, quando Emenike se livrou da marcação e bateu firme para abrir o placar. O gol que definiu o empate saiu aos 36 da etapa complementar. Após o árbitro marcar pênalti, Mewenne se apresentou para a cobrança e não desapontou. O goleiro bateu firme no ângulo esquerdo e fez a festa dos zambianos.

Na próxima rodada do grupo C, Zâmbia terá pela frente Burkina Faso. Já a Nigéria enfrenta Etiópia.

Mesmo com trapalhada de goleiro, Burkina Faso bate Etiópia e aplica primeira goleada

Na outra partida do grupo, também realizada nesta sexta-feira, a seleção de Burkina Faso surpreendeu e goleou a Etiópia por 4 a 0, conquistando o placar mais elástico da Copa Africana de Nações até o momento.

GOLEIRO DE BURKINA FASSO É EXPULSO APÓS AGARRAR BOLA FORA DA ÁREA

O confronto ficou marcado pela expulsão bizarra do goleio Soulama, de Burkina Faso. O arqueiro tentou driblar um adversário e quase perdeu a bola. Na sequência, ele foi recuperar o lance e agarrou a bola fora da área, o que rendeu o cartão vermelho direto.

 

A vitória levou Burkina Faso para a liderança da chave, com quatro pontos conquistados. Já a Etiópia ficou na lanterna, com apenas um ponto. No entanto, os etíopes ainda possuem chances de classificação caso vençam a Nigéria na última rodada.