Topo

Com Drogba no banco, Costa do Marfim vence a Tunísia com gol de 'substituto' e lidera grupo

Gervinho é festejado pelos companheiros da Costa do Marfim após marcar o primeiro gol - AFP PHOTO / ALEXANDER JOE
Gervinho é festejado pelos companheiros da Costa do Marfim após marcar o primeiro gol Imagem: AFP PHOTO / ALEXANDER JOE

Do UOL, em São Paulo

26/01/2013 14h51

Uma das favoritas ao título da Copa Africana de Nações, a Costa do Marfim conseguiu sua segunda vitória na competição neste sábado. Mesmo com Didier Drogba, principal astro da equipe, começando a partida no banco de reservas, os marfinenses venceram a Tunísia por 3 a 0 em partida disputada em Rustenburg, na África do Sul.

Drogba, que havia passado em branco na estreia de sua seleção na competição, acabou preterido pelo técnico e começou no banco, sendo preterido por Gervinho, do Arsenal. O 'substituto', aliás, não decepcionou e marcou o primeiro gol da vitória da Costa do Marfim, aos 20 minutos do primeiro tempo. Entre os suplentes, Drogba não demonstrou "rancor" e comemorou bastante o gol do companheiro. Yaya Toure, astro do Manchester City, fez o segundo aos 41 da etapa final e Ya Konan fechou o marcador.

Com a vitória conquistada neste sábado, a Costa do Marfim chegou aos seis pontos ganhos e lidera de maneira isolada o grupo D da Copa Africana de Nações. Os "elefantes" somam seis pontos - haviam vencido Togo por 2 a 1 na estreia - e estão na ponta. A Tunísia estacionou nos três pontos e caiu para o terceiro lugar após a vitória de Togo por 2 a 0 sobre a Argélia. Esta última seleção, aliás, já está eliminada do torneio.

DROGBA COMEMORA NO BANCO

  • AFP PHOTO / ALEXANDER JOE

Na quarta-feira, os marfinenses vão defender a ponta do Grupo D na última rodada, contra a Argélia, às 15h (de Brasília). No mesmo horário, Togo e Tunísia fecham a rodada e a fase de classificação em duelo que será disputado na cidade de Nelspruit.

Contra a Tunísia, Gervinho entrou com a responsabilidade de ser o substituto do maior astro. E não decepcionou. Nos primeiros momentos do duelo, ele participou das melhores jogadas ofensivas da Costa do Marfim e deu trabalho à zaga rival. Tanto que aos 20 minutos deixou o dele, aproveitando ótimo passe de calcanhar de Traoré e finalizando no ângulo.

O gol foi um "prêmio" para a equipe laranja, que dominou praticamente todo o primeiro tempo e criou as melhores oportunidades de marcar. A Tunísia, na reta final do primeiro tempo, praticamente só se defendeu às investidas rivais. 

No segundo tempo, mais uma vez os "elefantes" começaram melhor, mas aos poucos começaram a demonstrar certa acomodação com o resultado. Com isso, os tunisianos até tentaram esboçar uma reação, que não aconteceu. Aos 21 minutos da etapa final, a torcida voltou a vibrar. Mas não foi com gol. Drogba entrou em campo no lugar de Traoré, e foi bastante festejado. Com menos de dois minutos em campo, o astro mostrou que estava disposto a recuperar o lugar de titular e quase marcou.

Mas foi outro destaque da Costa do Marfim o responsável por fazer os torcedores voltarem a comemorar um gol. Yaya Touré, eleito melhor jogador do continente africano em 2012, acertou um belo chute de fora da área aos 41 minutos do segundo tempo e fez o segundo. Três minutos depois, Ya Konan, que havia acabado de entrar, concluiu uma jogada trabalhada no ataque e colocou números finais à partida.

TRAVE ENTORTA E PARALISA JOGO ENTRE ARGÉLIA E TOGO

Um pequeno incidente com o gol fez com que a partida entre Togo e Argélia, pela Copa Africana de Nações, ficasse paralisada por alguns minutos neste sábado. No segundo tempo, um jogador argelino se pendurou na rede do gol de sua equipe e a trave entortou no mesmo instante.

O árbitro, então, interrompeu o confronto para que uma força-tarefa conseguisse colocar o gol em condições para o reinício do duelo. Enquanto isso, os torcedores da Argélia aguardavam tensos, enquanto os togoleses faziam a maior festa pela vitória parcial da equipe, que mais tarde se confirmou: 2 a 0, e a vice-liderança do Grupo D garantida ao término da segunda rodada.