Topo

África do Sul e Cabo Verde avançam à próxima fase da CAN; Angola e Marrocos ficam fora

Mahlangu (esq), da África do Sul, comemora seu gol na partida contra Marrocos - REUTERS/Rogan Ward
Mahlangu (esq), da África do Sul, comemora seu gol na partida contra Marrocos Imagem: REUTERS/Rogan Ward

Do UOL, em São Paulo

27/01/2013 16h54

A Copa Africana de Nações conheceu neste domingo os primeiros dois classificados para a próxima fase da competição. Pelo Grupo A, África do Sul, país-sede do evento, e Cabo Verde avançaram após os duelos realizados ao mesmo tempo na terceira e última rodada da chave. Ao longo das partidas, as duas equipes classificadas mudaram diversas vezes devido às alternâncias de placares.

Na cidade de Durban, um duelo emocionante resolvido apenas nos minutos finais. O Marrocos conseguiu um gol logo aos oito minutos do primeiro tempo e manteve-se à frente até os 25 minutos da etapa final, quando a África do Sul conseguiu o empate com um bonito gol de Mahlangu. O empate permaneceu até os 36 minutos do segundo tempo, quando os marroquinos conseguiram o segundo gol e a vitória por 2 a 1. E o que parecia resolvido mais uma vez mudou. A África marcou a quatro minutos do fim e decretou o empate por 2 a 2. 

Os donos da casa foram aos cinco pontos ganhos em três rodadas e garantiram a liderança. Já o Marrocos foi aos três pontos e, nos minutos finais, deu adeus à competição, perdendo o lugar para Cabo Verde.

No outro duelo decisivo do Grupo A, já que as quatro equipes chegaram a esta rodada com chances de classificação, Angola e Cabo Verde lutavam pela segunda vaga. E ela ficou com Cabo Verde, que venceu de virada por 2 a 1, com um gol a dois minutos do fim do duelo, e passou para as quartas com cinco pontos ganhos - a África ficou em primeiro devido ao saldo de gols.