Topo

Justiça alega desrespeito ao estatuto e proíbe Vasco de utilizar uniforme azul

Ação na Justiça foi movida por benemérito do próprio Vasco e irritou a diretoria - AFP PHOTO/VANDERLEI ALMEIDA
Ação na Justiça foi movida por benemérito do próprio Vasco e irritou a diretoria Imagem: AFP PHOTO/VANDERLEI ALMEIDA

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/01/2013 13h35

O Vasco está proibido de utilizar o terceiro uniforme (azul) em jogos oficiais e apresentações para a imprensa. A Justiça alegou desrespeito ao estatuto e determinou sentença no último dia 23 de janeiro, na 37ª Vara Cível da Comarca da Capital do Rio de Janeiro. A diretoria reagiu com indignação e criticou a atitude.

A ação foi movida pelo benemérito Marco Antonio de Amorim Monteiro. O autor alegou que o clube desrespeitou o artigo 7º do estatuto, no qual os uniformes precisam conter as cores do escudo. Entre outras estratégias, o Cruzmaltino se defendeu com a afirmação de que o modelo comemorativo rendeu R$ 1 milhão em vendas.

Vice-presidente de marketing, Eduardo Machado ressaltou a falha em relação ao pedido do autor da ação e anunciou mudanças nos uniformes do Vasco.

“O estatuto é de 1979. A terceira camisa nem sequer estava prevista na época. Como pode ferir o estatuto? Isso é um absurdo. O modelo é comemorativo e destaca mais uma parte brilhante da história do Vasco. A luta no remo e outros detalhes. O terceiro uniforme só deu lucros ao clube e foi abraçado pela torcida. Mas está dentro de um ciclo. Será aposentado em maio com o lançamento do novo terceiro uniforme. Também vamos lançar os modelos 1 e 2 no mês de março”, afirmou ao UOL Esporte.

Como a Justiça não determinou multa em relação ao uso do uniforme, a diretoria não descarta reeditá-lo em campo até maio, assim como o modelo templário, relançado recentemente. Um grupo de conselheiros de correntes opostas ao autor da ação se organiza para vestir a camisa azul nos próximos jogos do Gigante da Colina em São Januário.