Topo

Drogba desencanta, mas Costa do Marfim só empata com lanterna; Togo sofre e se classifica

Didier Drogba comemora depois de marcar o gol para Costa do Marfim contra a Argélia - Armando Franca/AP Photo
Didier Drogba comemora depois de marcar o gol para Costa do Marfim contra a Argélia Imagem: Armando Franca/AP Photo

Do UOL, em São Paulo

30/01/2013 16h52

A Costa do Marfim, ainda 100%, entrou em campo já classificada para enfrenta a já eliminada Argélia, com duas derrotas até então, nesta quarta-feira, na áfrica do Sul, pela terceira rodada do grupo D da Copa Africana de Nações. Apesar do cenário favorável aos marfinenses, o jogo foi bastante disputado, assim como o placar, que terminou empatado por 2 a 2. O principal nome de Costa do Marfim, o atacante ex-Chelsea e recém-contratado pelo Galatasaray, da Turquia, Didier Drogba foi discreto, mas conseguiu marcar o seu primeiro gol na competição.

Além de Costa do Marfim, o Togo também se classificou no grupo D. A equipe empatou por 1 a 1 com a Argélia, em jogo emocionante, e ficou com a segunda posição e a vaga nas quartas de final da competição. Os argelinos desperdiçaram um pênalti aos 32 minutos, com Khaled Mouelhi, e ainda perderam muitas chances nos minutos finais da partida, o que acabou custando a vitória e a classificação para a segunda fase. Em sete oportunidades, é a primeira vez que Togo se classifica na Copa Africana de Nações.

Costa do Marfim começou melhor a partida, dominando o meio campo e tomando conta do jogo. Mas o domínio não se refletiu em oportunidades de gol, já que Drogba não conseguia aparecer com perigo. A melhor chance do atacante só veio aos 26 minutos, em cobrança de falta na entrada da área que por muito pouco não terminou em gol.

O segundo tempo voltou e a Argélia, que não tinha nada a perder, partiu para cima. A ousadia da seleção argelina deu certo, e aos 19 minutos, após Boka colocar a mão dentro da área, Feghouli bateu o pênalti com perfeição e abriu o placar. Logo em seguida, aos 24, Soudani desviou cruzamento de cabeça e fez 2 a 0.

Quando a Costa do Marfim parecia entregue, Drogba resolveu aparecer. Aos 32 minutos, o atacante subiu mais que a zaga e diminuiu a diferença no marcador. Contando com a sorte, o empate logo veio. Aos 36, Bony recebeu a bola fora da área, arriscou o chute, que desviou no zagueiro e enganou o goleiro argelino.

Com os resultados, Costa do Marfim e Togo foram as últimas duas equipes a se classificar para as quartas de finais. Elas agora fazem companhia para África do Sul, Cabo Verde, Gana, Mali, Burkina Fasso e Nigéria. Confira os confrontos:

CONFRONTOS DAS QUARTAS DE FINAL DA COPA AFRICANA DE NAÇÕES

África do Sul x MaliGana x Cabo Verde
Burkina Fasso x TogoCosta do Marfim x Nigéria