Topo

Técnico do Bota se rende a Neymar e diz que craque é mais genial e criativo que Messi

Técnico do Botafogo está surpreso com genialidade e criatividade de Neymar - Ricardo Nogueira/Folhapres
Técnico do Botafogo está surpreso com genialidade e criatividade de Neymar Imagem: Ricardo Nogueira/Folhapres

Do UOL, no Rio de Janeiro

30/01/2013 11h14

O técnico do Botafogo, Oswaldo de Oliveira, deixou a crise com parte da torcida de lado para falar de assuntos que saem do terreno de General Severiano. O treinador se rendeu e rasgou elogios ao melhor jogador do futebol brasileiro nos últimos anos. Segundo ele, os torcedores devem abrir os olhos para vivenciar a era Neymar e diz que o craque santista é superior ao argentino Messi nos quesitos genialidade e criatividade

"Estou pasmo com o Neymar. Estamos vivendo um momento único. Eu lembro de termos visto isso com grandes jogadores brasileiros. A apoteose foram Mané [Garrincha] e Pelé. Principalmente com o Pelé. Eu pensava: e quando não tivermos mais esse cara? O tempo foi passando e vendo que um dia ele ia ter que parar. É o momento de acordarmos e vivermos a era Neymar. É absurdo o que esse menino faz", disse ao jornal Extra.

"Hoje, o Messi é com sobras o melhor jogador do mundo. É o mais eficiente, o mais agressivo. Ele joga no time [Barcelona] que demonstra a maior capacidade coletiva no futebol. Mas não vejo ele com a genialidade e criatividade do Neymar. O Messi sempre joga com muita eficiência, técnica, brilhantismo. Claro, ele faz as coisas difíceis parecerem fáceis. Mas vejo o Neymar com competência para criar. É o expoente do futebol brasileiro e atrás deles tem um sem número de jogadores com muita qualidade. Lucas, Oscar... Toda vez que o Brasil perde uma Copa há um pessimismo generalizado", completou.

Oswaldo não compartilha desse pessimismo, pelo contrário. O treinador se diz otimista com a escolha de Felipão para técnico da seleção brasileira e acredita que o Brasil estará entre os favoritos para ganhar a Copa do Mundo. Segundo ele, Neymar e cia estarão ainda mais maduros e apresentarão o que têm de melhor em 2014.

"Ainda bem que colocaram o Felipão. Acho maravilhoso, brilhante. Mas o trabalho já vinha sendo desenvolvido. Aquilo tinha que ter uma continuidade. Mas acho ótima a entrada do Felipão, porque ele tem uma capacidade de agregar e de fazer grandes times. Vejo com otimismo. Quando esse novo ciclo terminar, estaremos lá em cima de novo. Acredito que o Brasil vai ganhar essa Copa, porque essa turminha está amadurecendo e vai formar um grande time para competir com Alemanha, Argentina, Espanha, Holanda, Itália, grandes caciques do futebol mundial", finalizou.