Topo

Goleiro pega 2 pênaltis, Mali bate anfitriões da África do Sul e vai à semifinal da Copa Africana

Keita, ex-Barcelona, fez o gol de Mali e empatou o jogo, que foi para os pênaltis  - Rogan Ward/Reuters
Keita, ex-Barcelona, fez o gol de Mali e empatou o jogo, que foi para os pênaltis Imagem: Rogan Ward/Reuters

Do UOL, em São Paulo

02/02/2013 19h21

Na base da raça e nos pênaltis (3 a 1), a seleção de Mali eliminou a África do Sul neste sábado e conquistou uma das vagas na semifinal da Copa Africana de Nações. Destaque para a atuação do goleiro Diakité, que após o empate por 1 a 1 no tempo normal, defendeu duas penalidades e silenciou a torcida anfitriã, que compareceu em peso ao estádio Moses Mabhida, em Durban.

Os anfitriões saíram em vantagem no primeiro tempo, com um gol de Rantie. No entanto, Seidou Keita, ex-Barcelona e hoje no futebol chinês, conseguiu igualar o marcador e forçou a prorrogação. Sem nenhuma grande chance no tempo extra, o confronto foi para os pênaltis. Foi então que brilhou a estrela de Diakité. O goleiro de Mali defendeu as cobranças de Furman e Mahlangu, garantindo a vaga na semifinal. Majoro também desperdiçou uma penalidade para os sul-africanos.

Agora, Mali espera o vencedor do jogo entre Costa do Marfim e Nigéria para saber quem será o adversário na próxima fase.

No outro jogo deste sábado, Gana venceu Cabo Verde por 2 a 0, com dois gols do atacante Mubarak Wakaso, jogador do Espanyol, e também confirmou presença na semifinal da competição africana.

Com o resultado, Gana, que venceu o torneio em quatro oportunidades, repetiu o feito das últimas quatro edições. O time, que espera o vencedor do duelo entre Burkina Fasso e Togo, não conquista a competição há 31 anos e não chega à final desde 2010.

Já Cabo Verde encerra sua primeira participação na CAN com a sensação de dever cumprido, depois de ter eliminado Marrocos e Angola na fase de grupos.