Topo

Jogo do Liverpool na Liga dos Campeões de 2009 teve resultado manipulado, diz jornal

Atacante do Liverpool na época, Fernando Torres foi o autor de gol polêmico - REUTERS/Phil Noble
Atacante do Liverpool na época, Fernando Torres foi o autor de gol polêmico Imagem: REUTERS/Phil Noble

Do UOL, em São Paulo

04/02/2013 20h17

Segundo o jornal dinamarquês Ekstra Bladet, o jogo entre Liverpool e Decbrecen, da tmeporada 2009/2010 da Liga dos Campeões, foi um dos 380 acusados pela Europol de ter resultado manipulado. A partida, a primeira da fase de grupos da competição, foi vencida pelo time inglês por 1 a 0, com uma suposta falha do goleiro do time da Hungria.

A fraude seria, justamente, o erro do goleiro Vukašin Poleksic, que, conforme explica a publicação, teria sofrido o gol de propósito e recebido propina para ajudar o Liverpool a vencer por pelo menos três gols de diferença, resultado comumente usado por apostadores. O que o arqueiro não esperava, porém, era o fraco desempenho nas finalizações do Liverpool, por isso teria "falhado" em finalização de Fernando Torres.

A acusação baseia-se em uma mensagem de texto enviada pelo holandês Paul R. para o croata Marijo C., que dizia: "Gerrard (jogador do Liverpool) deveria ter finalizado com mais capricho". Ambos são acusados pelo livro holandês Voetball Mafia de manipularem o resultado da partida.

Nesta segunda-feira, a Europol, organização europeia de polícia, informou ter descoberto uma rede de corrupção no futebol profissional que envolve mais de 15 países em todo o mundo e gerou, entre 2009 e 2011, 8 milhões de euros. Foram identificados mais de 380 partidas de futebol nas quais houve a prática ilegal de apostas. Nesta lista, foram apontados dois jogos da Liga dos Campeões, mas nenhum foi identificado pela Europol.

SALDO DA INVESTIGAÇÃO CONTRA CORRUPÇÃO NO FUTEBOL

50 pessoas foram preseas, sendo 14 de origem alemã

Um jogo da Liga dos Campeões é colocado como suspeita de manipulação (a polícia não informou qual jogo pode ter sido 'sujo')

Jogos de Eliminatórias nas Américas e Áfricas também são colocados como suspeitos de manipulação

Manipulação de resultados tem maior incidência em jogos de divisões menores, em que os envolvidos (árbitros e jogadores) têm poder aquisitivo menor

Mafiosos teriam gastado 2 milhões de euros em subornos, gerando retorno de 8 milhões de euros, concluiu investigação