Topo

Kaká é um dos três jogadores menos utilizados no Real Madrid na temporada

José Mourinho utilizou Kaká por apenas 483 minutos na atual temporada - Kevork Djansezian/Getty Images/AFP
José Mourinho utilizou Kaká por apenas 483 minutos na atual temporada Imagem: Kevork Djansezian/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

04/02/2013 09h29

A fase de Kaká no Real Madrid piora a cada rodada. Após 35 jogos oficiais da equipe espanhola na temporada, incluindo campeonato espanhol, Copa do Rei e Liga dos Campeões, o brasileiro entrou em campo em apenas 483 minutos, distribuídos em 12 partidas. Dessa maneira, é o 3° jogador, entre os que entraram em campo pelo Real na temporada, que menos foi utilizado por José Mourinho. O levantamento foi feito pelo próprio time espanhol.

Ele só ficou em campo mais tempo que o zagueiro Nacho (361 min.) e o atacante Morata (245 min.), ambos revelações da base madridista e com apenas 22 anos. Kaká atuou em apenas sete jogos da liga local (uma como titular, e substituído no intervalo), três da Liga dos Campeões (duas como titular) e apenas duas da Copa do Rei (uma de titular), torneio no qual normalmente equipes maiores utilizam jogador pouco aproveitados.

Kaká chegou a abrir negociações com o Milan para retornar à Itália, durante a última janela de transferências, mas o clube italiano e o Real Madrid não se acertaram até o dia 31 de janeiro, fim do período de negociações. 

O meia não é relacionado para uma partida desde o duelo contra o Osasuna, no dia 11 de janeiro. Para o clássico contra o Barcelona, na última semana, não foi nem relacionado. No campeonato espanhol, por exemplo, nem que atue em todas as partidas até o fim do torneio ele igualará a marca do último ano, quando jogou em 27 das 38 rodadas.

Dessa maneira, acabou de fora da primeira convocação de Luis Felipe Scolari na seleção brasileira, no retorno do técnico após o penta conquistado em 2002, quando levou Kaká, ainda muito jovem, para o torneio - ele entrou em uma partida, contra a Costa Rica. Com Mano Menezes, Kaká havia voltado a ser convocado em 2012, inclusive atuando como titular.