América-TO inova no Twitter e ganha fãs com ironias e brincadeiras sobre contratações galáticas
O América, de Teófilo Otoni, anunciou por meio de seu Twitter que desistiu de contratar Lionel Messi, está na briga por Riquelme e não quer mais ceder seu estádio para o show da Madonna para não estragar o gramado. E não se trata de um perfil fake. O clube do Norte de Minas encontrou um jeito criativo de ganhar visibilidade e muitos fãs.
Na última semana, o América deu sua solução para um dos problemas estruturais apresentados pelo Mineirão na reabertura após a reforma no clássico entre Atlético-MG e Cruzeiro: a falta de água.
“Prevenido, o América-TO vai levar uma quantidade maior de água mineral para o jogo contra o Cruzeiro em Belo Horizonte”, anunciou, também por meio de seu Twitter, na véspera da partida contra o time celeste, que acontece nesta quarta-feira no mesmo estádio.
Até um trecho da música carnavalesca de Carlinhos Brown conhecida pelos versos: “Olha, olha, olha, olha a água mineral. Água mineral. Água mineral. Água mineral” foram citados.
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Entre brincadeiras, ironias e ‘notícias sérias e oficiais’ sobre o time, o América-TO já tem mais de 5170 seguidores, números bem superiores a clubes tradicionais do estado como o Villa Nova-MG e o Tupi, que se aproximam da marca de 1500 fãs. Em popularidade na rede social, o América está próximo de clubes da Série A como a Ponte Preta, que tem cerca de 7686 followers.
O responsável pelo perfil é o encarregado administrativo do clube, Victor Morici. Além de exercer funções próprias de seu cargo como elaborar contratos de jogadores e participar de reuniões com a Federação Mineira de Futebol, ele passa todo o dia ligado no Twitter analisando os Trending Topics e os assuntos mais comentados.
A ideia surgiu quando o Ronaldinho Gaúcho voltou ao Brasil e vivia um impasse entre Grêmio, Flamengo e Palmeiras. O ex-assessor de imprensa do time decidiu brincar com a novela e postou: “O América-TO desiste oficialmente de Ronaldinho Gaúcho. Não vamos entrar em leilão”. A brincadeira fez sucesso e o número de seguidores aumentou para mil em apenas uma semana.
Desde então, as brincadeiras sobre contratações são as mais constantes. Nos últimos dias, por exemplo, o clube anunciou que preparou uma proposta e havia acertado com o atacante Diego Tardelli. Chegou a fazer um check-in no Qatar, termo usado para informar a localização do dono do perfil. “I'm at Doha (Qatar) com o "Presida" Sheikh Hamad bin Thamer Al Thani”, dizia o post.
Victor Morici tem liberdade e o apoio da diretoria e admite que apenas ‘pedem para pegar menos pesado de vez em quando’. Para ele, a estratégia se tornou uma arma para dar visibilidade ao time e driblar o discurso do ‘politicamente correto’ que assola o futebol.
“A gente busca o lado bem-humorado e acho que outros clubes poderiam seguir o nosso perfil. Futebol é alegria e o povo brasileiro é muito alegre, gosta disso. Hoje em dia o futebol é só pressão e essa coisa do politicamente correto. Na derrota, no empate e na vitória tem que ter alegria”, afirma.
E vem dando certo. O time do interior de Minas já tem seguidores do Nordeste e do Sul do país, é elogiado e seguido por jornalistas de grandes veículos e ganhou fãs. “Muita gente diz que não conhecia o time, se tornou fã e pede até camisa”.
A popularidade fez o departamento de marketing se movimentar e já planeja usar a rede social para sortear camisas, bonés e outros produtos. A equipe já alimenta o sonho de atrair investimentos e aumentar o número de patrocinadores.
Victor diz que também existe a turma dos que criticam, mas faz parte de uma pequena minoria. “Tem gente que fala ‘põe noticiário do clube e para de falar besteira'. Muita gente mal humorada e sem senso de humor. A gente releva. Até porque também postamos notícias sérias sobre o clube, anuncia programação, resultado. Mas fazemos algumas brincadeiras que acaba atraindo gente”, finaliza.
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